Panorama: a expectativa de uma luz no fim do túnel

Por Marco Antônio dos Santos Martins, professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da FCE/UFRGS

O processo de tomada de decisão no mercado financeiro é alimentado por uma infinidade de fatores, que, em sua essência, buscam estimar as expectativas de fluxo de caixa dos ativos ajustados a valor presente por uma taxa de retorno que reflita o custo de oportunidade ajustado pelo risco, ou seja, tentando projetar o futuro. Dentro desta lógica, o comportamento da bolsa de valores é classificado como um dos importantes indicadores antecedentes, utilizados para antecipar os ciclos econômicos. Assim, o encerramento da primeira quinzena de abril pode estar sinalizando que existe uma expectativa de luz no fim do túnel, mesmo considerando que não se saiba o quão longo é o túnel.

Verificou-se um tsunami nos preços de todos os ativos no mês de março, quando o IBOVESPA, após atingir 116.518 pontos em 18 de fevereiro, mergulhou até 63.570 pontos em 23 de março, com uma desvalorização de 45,4%, fechando março com desvalorização de 29,1% no mês. Com o índice DOW JONES não foi diferente: após atingir 29.551 pontos em 12 de fevereiro, chegou a 18.592 pontos em 23 de março, com uma desvalorização de 37,1%, fechando março com perda de 13,7%. Na primeira quinzena de abril, mais precisamente até 17 de abril, o IBOVESPA se valorizou 8,2%, fechando em 78.990 pontos e o DOW JONES fechou em 24.242 pontos, valorizando em 10,6%.

Os investidores passaram a primeira metade do mês de abril alterando o ânimo, entre desespero e euforia, muito rapidamente, uma vez que os números correntes da atividade econômica são muito ruins e podem piorar um pouco mais. Nos Estados Unidos, os pedidos de auxílio desemprego alcançaram 16,8 milhões de pessoas em três semanas e o número de mortos é comparável a um “11 de setembro” por dia. No Brasil, o consumo de energia elétrica na segunda quinzena de março caiu 8% em relação à primeira quinzena e o tráfico de veículos nos pedágios teve queda de 18,4% em relação a fevereiro e 19% em relação a março do ano passado.

A queda de 6,8% do PIB da China no primeiro trimestre, em comparação com o mesmo período do ano anterior, foi a primeira contração em quase 30 anos, mas veio melhor que as expectativas iniciais, e a economia caminha para operar dentro da normalidade. Quanto às pesquisas sobre medicamentos e vacinas contra o coronavírus, parece que estão avançando num ritmo acelerado. Alemanha, Espanha, Itália e França ensaiam uma retomada lenta e gradual das atividades, relaxando as medidas de quarentena, enquanto o governo americano anunciou que está estruturando um plano de retomada da atividade. No Brasil, os estímulos fiscais e monetários estão sendo implementados, chegando a mais de 15% do PIB, com socorro aos autônomos, linhas de crédito às empresas e medidas de proteção ao emprego.

Em relação à a expectativa de uma luz no final do túnel, o FMI publicou em 6 de abril seu World Economic Outlook, onde apresenta as primeiras projeções para o PIB de 2020 e 2021 já com os efeitos da pandemia do coronavírus. De acordo com o FMI, a economia global deverá contrair-se 3% neste ano, ante expansão de 3,3% prevista em janeiro. No entanto, a mesma publicação prevê um crescimento do PIB mundial na casa 5,8% para 2021. Em relação aos Estados Unidos, o FMI projeta uma queda de 5,9% para 2020 e um crescimento de 4,7% para 2021. Para a Zona Euro, as estimativas apontam para uma queda de 7,5% para 2020 e uma retomada tímida de 4,7% para 2021. No caso do Brasil, a estimativa é de uma queda de 5,3% para 2020 e uma recuperação de 2,9% para ano de 2021, em linha com as projeções publicadas por economistas locais.

No caso brasileiro, ainda existe a necessidade de um estreito monitoramento da evolução das contas públicas, bem como a sinalização por parte do governo de que a piora fiscal é conjuntural e que o aumento de gastos é transitório, de maneira que, tão logo a economia retome sua trajetória, o compromisso de ajuste fiscal será retomado.

Dentro desse contexto, os investidores devem evitar grandes movimentações no curto prazo, sob o risco de realizar prejuízos precipitadamente. Já num horizonte mais longo, se vislumbra um cenário em que a grande preocupação será a de gerenciar os riscos, garantir liquidez e aproveitar com prudência as oportunidades que o mercado proporcionar, dentro de um cenário de SELIC e inflação baixa.

Últimas atualizações:

Links úteis

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação

Professores

Tua UFRGS

Datas letivas

Catálogo do servidor

  • All Post
  • Oportunidades

15 de outubro de 2026

Oportunidade de bolsa para estudantes da FCE

13 de outubro de 2026

Oportunidade de estágio para estudantes da FCE

Redes sociais

Edit Template

Faculdade de Ciências Econômicas | UFRGS
Av. João Pessoa, 52 | 90046-901
Porto Alegre/RS – Brasil
51 3308.3502
fce@ufrgs.br