Seguindo as medidas de prevenção em relação à transmissão do coronavírus que vêm sendo adotadas pela UFRGS, a biblioteca Gladis Wiebbelling do Amaral, da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS (FCE), mantém a suspensão da maior parte dos atendimentos presenciais. No entanto, o setor encontrou estratégias para continuar auxiliando a comunidade no contexto da pandemia, oferecendo uma série de serviços.
Empréstimo de Livros
A biblioteca da FCE está realizando o empréstimo de livros cujo texto completo não está disponível no Sabi+. A busca no catálogo pode ser realizada a partir da página ufrgs.br/bibeco. Para solicitar o empréstimo, é necessário realizar agendamento prévio pelo e-mail bibeco@ufrgs.br, indicando título do material desejado e a sua localização na biblioteca da FCE.
Devolução de livros
Os usuários que têm livros da biblioteca da Faculdade em sua casa não precisam se preocupar: mensalmente, os empréstimos estão sendo renovados automaticamente. Já os usuários que estão passando pelo término de vínculo com a UFRGS podem agendar a devolução de livros pelo e-mail bibeco@ufrgs.br.
Atendimento de orientação à normalização
A biblioteca da FCE também continua oferecendo à comunidade o serviço de orientação sobre o uso das normas da ABNT e a respeito da formatação de trabalhos acadêmicos. Os atendimentos estão sendo realizados na modalidade remota, por meio da plataforma Mconf, e têm duração média de uma hora. O agendamento deve ser solicitado pelos e-mails bibeco@ufrgs.br ou referencia.bibeco@ufrgs.br.
Economatica
A Economatica é uma plataforma que tem o objetivo de buscar dados apurados para análise de investimentos. Entre suas funcionalidades, estão disponíveis sistemas de informações que permitem ao usuário manipular um grande volume de dados, criar insights, fazer simulações avançadas e gerar relatórios.
O uso da ferramenta passa pela intermediação da biblioteca da FCE, que solicita à representante da base de dados as informações de acesso para cada usuário. Para acessar esse serviço, entre em contato pelo e-mail bibeco@ufrgs.br.
Entrega e registro de produção intelectual
A biblioteca da FCE é responsável pelo registro, armazenamento e difusão da produção intelectual da Faculdade de Ciências Econômicas no catálogo Sabi, com o objetivo de preservar a memória institucional e ampliar a divulgação e o acesso ao conhecimento gerado na Universidade. O envio dos documentos em suporte digital pode ser entregue diretamente pelo e-mail pi-bibeco@ufrgs.br.
E-books disponíveis no Sabi+
A comunidade pode acessar a lista de obras de apoio aos cursos da FCE na página da biblioteca, na seção E-books disponíveis no Sabi+. Todas as obras elencadas apresentam conteúdo completo e podem ser consultadas de forma remota pelos usuários com vínculo ativo com a Universidade.
Além destes materiais, as bibliotecas da UFRGS contam com um vasto acervo de documentos eletrônicos que podem ser acessados através do catálogo eletrônico Sabi, em sabi.ufrgs.br.
Outros detalhes estão disponíveis no site da biblioteca da FCE. Dúvidas podem ser solucionadas pelo e-mail bibeco@ufrgs.br.


