Livro escrito por professor e egressos da FCE se destaca no Prêmio Brasil de Economia  

A obra Economia Institucional e Dimensões do Desenvolvimento, que tem como um dos autores o professor Octavio Augusto Camargo Conceição, se destacou no XXVI Prêmio Brasil de Economia. O trabalho conquistou o terceiro lugar na categoria Livros de Economia.

A obra foi escrita em parceria com os docentes Adriano José Pereira, da Universidade Federal de Santa Maria, e Herton Castiglioni Lopes, da Universidade Federal da Fronteira Sul. Ambos são doutores pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da UFRGS (PPGE).

Com ênfase em aspectos relativos aos condicionantes do desenvolvimento econômico, o livro aborda aspectos micro, meso e macroeconômicos de forma interligada. Para tanto, ao longo de seus oito capítulos, apresenta pontos de duas vertentes teóricas que se estabeleceram ao longo do século XX, como referências para o estudo das instituições econômicas no século XXI: a Nova Economia Institucional e o Institucionalismo com viés evolucionário.

Mais informações sobre a obra podem ser obtidas no site da Editora UFSM ou com o professor Octavio Conceição, pelo e-mail 00000613@ufrgs.br.

 

Conceição em sessão de autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre em 2019 – Foto: arquivo pessoal

Últimas atualizações:

Links úteis

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação

Professores

Tua UFRGS

Datas letivas

Catálogo do servidor

  • All Post
  • Oportunidades

15 de outubro de 2026

Oportunidade de bolsa para estudantes da FCE

13 de outubro de 2026

Oportunidade de estágio para estudantes da FCE

Redes sociais

Edit Template

Faculdade de Ciências Econômicas | UFRGS
Av. João Pessoa, 52 | 90046-901
Porto Alegre/RS – Brasil
51 3308.3502
fce@ufrgs.br