Está disponível para download gratuito a edição atualizada do e-book Acessibilidade em Ambientes Virtuais. O material reúne dicas de boas práticas para auxiliar a produção de materiais e a adaptação do ensino no ambiente virtual para pessoas com baixa visão, cegas, portadoras de deficiência auditiva e surdas.
O livro, que está em sua segunda edição, é organizado pelo Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da UFRGS (Incluir), com o apoio de bolsistas de produção de conteúdo, e tem como intuito contribuir no processo de inclusão, no âmbito das tecnologias disponíveis no período do Ensino Remoto Emergencial. O Incluir ressalta também a importância de consultar a pessoa com deficiência para melhor atendê-la, descobrindo os recursos de sua preferência e o modo como cada um se relaciona com as tecnologias de assistência.
Entre as dicas disponibilizadas, estão recomendações para criação de conteúdo em arquivos de Word, PDF, imagens, cards e redes sociais, além de sugestões para encontros no sistema de webconferência e materiais no formato de audiodescrição. O e-book também recomenda o uso dos Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais (TILS) para realizar o trabalho de interpretação de conteúdo, de modo que o serviço seja solicitado previamente.
Outros materiais sobre acessibilidade podem ser encontrados na página do Incluir, na aba Repositório. O Incluir também está no Instagram e no Facebook. Em caso de dúvidas, envie e-mail para incluir@progesp.ufrgs.br.



