Para marcar o dia do atuário – data celebrada anualmente em 3 de abril – a Faculdade de Ciências Econômicas promove a palestra A visão do atuário sobre os efeitos da pandemia de Covid-19, com o egresso Denis Peixoto Nunes. A atividade acontece no dia 9 de abril, às 18h30min, na sala de videoconferência da Comissão de Graduação de Atuariais. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, com emissão de certificado de participação mediante inscrição prévia pelo cgatu@ufrgs.br.
A atividade, de iniciativa da Comissão de Graduação do curso, busca promover uma reflexão sobre o papel da profissão e os desafios no contexto de desenvolvimento socioeconômico. “O profissional da atuária tem papel importante na mensuração de riscos e no planejamento de cenários, considerando as mudanças financeiras e sociais decorrentes deste contexto de pandemia da Covid-19, principalmente no cenário brasileiro”, afirma o professor Everton Farias, coordenador do curso.
Após a palestra de Nunes, o evento prevê debate com o público, com a participação dos professores José Antônio Lumertz e Sérgio Rangel Guimarães, do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais. Mais informações sobre a palestra podem ser obtidas pelo e-mail farias@ufrgs.br ou cgatu@ufrgs.br.
Sobre os participantes
Denis Peixoto Nunes – possui graduação em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialização em Gestão em Saúde pela mesma universidade e em Gestão de Planos de Saúde pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Underp). É membro e conselheiro fiscal do Instituto Brasileiro de Atuária.
José Antônio Lumertz – graduado em Ciências Atuariais e mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com especialização em Gestão de Cooperativas Médicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Atualmente é responsável pela assessoria atuarial da Unimed Federação RS.
Sérgio Rangel Guimarães – possui graduação em Ciências Atuariais e mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. É diretor do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF) e da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP).


