No dia 5 de maio, às 16h, a Faculdade de Ciências Econômicas promove a palestra O que aconteceu com a nova social-democracia?, com o professor José Gabriel Palma, da Universidade de Cambridge. A atividade é gratuita, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Faculdade: youtube.com/fceufrgs.
PhD em Economia pela Universidade de Oxford e em Ciências Políticas pela Universidade de Sussex, Palma é professor titular da Faculdade de Economia da Universidade de Cambridge e coeditor do Cambridge Journal of Economics, um dos importantes periódicos da área. Em seus estudos, o pesquisador se dedica a temas como desenvolvimento econômico da América Latina e do Leste Asiático, buscando compreender essas economias de um ponto de vista que abrange história econômica, macroeconomia, comércio internacional e finanças internacionais.
Os estudos do pesquisador deram origem ao Índice Palma, criado para ajudar a compreender o processo de desigualdade da distribuição de riqueza no mundo. O indicador destaca o desajuste estrutural que perpassa todas as sociedades capitalistas, independente de seu nível de riqueza, por meio de uma razão simples entre a renda dos 10% mais ricos e a dos 40% mais pobres de cada país.
Classe média e renda nacional
Em uma palestra na Unicamp em 2018, o professor explicou que os rendimentos dos 50% da população situados entre os extremos de riqueza e pobreza, a classe média, detêm aproximadamente metade da renda nacional, quase invariavelmente. “De acordo com Palma, o que muda na desigualdade ao redor do mundo é a capacidade dos mais ricos ‘esmagarem’ os mais pobres”, registra a matéria.
Na ocasião, o pesquisador explicou que, quanto maior a desigualdade nos países, maior deve ser o esforço distributivo do Estado, no sentido de promover igualdade. O índice Palma vem sendo amplamente utilizado em relatórios de organismos internacionais, como as Nações Unidas, e em pesquisas acadêmicas sobre o tema da desigualdade.
Índice Palma no Brasil
Um levantamento divulgado em 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicou que, na média nacional, os ricos brasileiros chegam a receber 17,6 vezes mais que os mais pobres. Na divisão por capitais, essa diferença atinge a marca de 34,3, dado referente a Salvador.
Mais informações sobre a atividade podem ser obtidas com o professor Alessandro Miebach, pelo aledonadio@gmail.com.


