Atividades da Semana do Servidor da UFRGS iniciaram esta manhã

Foto: Gustavo Diehl

Voltadas à promoção da saúde do trabalhador, ações envolvem palestras, oficinas e capacitações.

 

Foi aberta na manhã de hoje a programação da Semana do Servidor da UFRGS 2015. Organizada pelo Departamento de Atenção à Saúde (DAS/PROGESP), a Semana busca chamar atenção dos trabalhadores para a saúde. As palestras, oficinas e capacitações colocadas à disposição da comunidade trazem a temática da saúde de diferentes formas, como maneira de prevenir o adoecimento e tornar mais conhecidas as ações desenvolvidas pelo DAS.

Marília Borges Hackmann, chefe do Departamento, explica que a Semana procura colocar em debate “o que é a saúde”, a partir do indivíduo, do coletivo e da educação. A ideia é fomentar o protagonismo dos servidores para tomarem conta da própria saúde, funcionando o DAS para prestar apoio nesse processo. Segundo Hackmann, a Semana tende a ser o espaço inicial para construir ações voltadas à saúde que se estenderão pelo próximo período.

Em sua fala no evento desta manhã, o reitor Carlos Alexandre Netto apontou que boas condições de saúde são indispensáveis para que a Universidade cumpra seu papel de democratizar o acesso ao ensino superior.  Segundo ele, a Instituição tem o acúmulo necessário de conhecimento em saúde para concretizar em ações voltadas aos seus trabalhadores.

Após a abertura, ocorreu a palestra de Alexandre Daudt, médico do DAS e coordenador do projeto “Viva mais”. Daudt falou sobre “Sua saúde é você – a importância do estilo de vida”.

Entre as atividades da Semana, está na UFRGS a Unidade Móvel “Fique Sabendo Jovem”, que disponibiliza testes rápidos de HIV e de Hepatite. A unidade fica hoje no estacionamento próximo ao Auditório do Instituto de Geociências, amanhã junto ao Módulo Comercial do Campus do Vale, quarta-feira estará próximo à Reitoria da UFRGS e na quinta-feira, próximo à Faced. Durante o dia de hoje, até as 16 horas, funciona no Auditório do Instituto de Geociências um posto para confecção do Cartão SUS, acessível a toda a população.

Link da programação completa:

http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/arquivos/programacao-semana-do-servidor.

O Departamento de Atenção à Saúde realiza ações de promoção e vigilância da saúde, como vistoria dos ambientes de trabalho, exames médicos periódicos, imunização, além de atendimentos odontológico, psicológico e nutricional. São cerca de 60 profissionais de diferentes áreas atuando no DAS, que está sediado no Campus Saúde (Av. Protásio Alves, 297).

 

Fonte: Site UFRGS

Últimas atualizações:

Links úteis

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação

Professores

Tua UFRGS

Datas letivas

Catálogo do servidor

  • All Post
  • Oportunidades

15 de outubro de 2026

Oportunidade de bolsa para estudantes da FCE

13 de outubro de 2026

Oportunidade de estágio para estudantes da FCE

Redes sociais

Edit Template

Faculdade de Ciências Econômicas | UFRGS
Av. João Pessoa, 52 | 90046-901
Porto Alegre/RS – Brasil
51 3308.3502
fce@ufrgs.br