Faculdade de Ciências Econômicas recebe novos professores

Aline Dalcin, Guilherme Ziebell de Oliveira, Matheus Dill e Tatiana Vargas-Maia são os novos professores da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. Os docentes ingressaram no último semestre na FCE e vão ministrar disciplinas nos cursos de Economia e Relações Internacionais.

Aline Dalcin possui doutorado em Economia Aplicada pela UFRGS, onde também concluiu o mestrado em Economia Aplicada e a graduação em Relações Internacionais. Pesquisa Microeconomia Aplicada, especialmente nas áreas de Economia da Educação e avaliação de políticas públicas. Possui experiência na área de inteligência de mercado e análise de dados no setor de educação.

Guilherme Ziebell de Oliveira é graduado em Relações Internacionais pela UFRGS, tendo realizado parte de sua formação na Université de Toulouse II, na França. É também bacharel em Ciências Econômicas, mestre em Estudos Estratégicos Internacionais e doutor em Ciência Política pela UFRGS. Foi professor do curso de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, no campus Poços de Caldas, e professor visitante da Universidade Federal do Rio Grande no curso de Relações Internacionais. Desde 2019, é Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI) da UFRGS. É editor adjunto da revista Conjuntura Austral: Journal of the Global South. Em seus estudos, se dedica principalmente aos temas relacionados aos países emergentes e do Sul Global, especialmente do continente africano, nas dimensões da Política Internacional, Segurança e Defesa e Economia Política Internacional. Também se dedica ao estudo de temas relacionados à Política Externa Brasileira, sobretudo em suas relações com o entorno regional e com outros atores do Sul Global.

Matheus Dill é médico veterinário formado pela Urcamp, mestre e doutor em Agronegócios pela UFRGS. O professor cursou doutorado sanduíche na Wageningenn University e pós-doutorado na UFRGS. O docente atua na área de empreendedorismo, inovação, agronegócio e desenvolvimento rural. É gestor do Centro de Inovação UFRGS Litoral Norte e ministra disciplinas nos cursos de Ciências Econômicas, Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia.

Tatiana Vargas-Maia é doutora em Ciência Política pela Southern Illinois University – Carbondale, mestre em Relações Internacionais pela UFRGS e bacharel em História pela mesma universidade. A professora também é bacharel em Ciências Sociais pela PUCRS. Tem experiência em Relações Internacionais, Política Comparada, Teoria Política, História Moderna e Contemporânea. Atua principalmente nos seguintes temas: identidades políticas, nacionalismo e etnicidade, segurança internacional, política externa, democracia e autoritarismos, feminismo e gênero.

Aline Dalcin é da área de Economia – Foto: arquivo pessoal

 

Guilherme Ziebell de Oliveira atua na área de Relações Internacionais – Foto: arquivo pessoal

 

Matheus Dill atua na área de empreendedorismo, inovação, agronegócio e desenvolvimento rural – Foto: arquivo pessoal

Últimas atualizações:

Links úteis

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação

Professores

Tua UFRGS

Datas letivas

Catálogo do servidor

  • All Post
  • Oportunidades

15 de outubro de 2026

Oportunidade de bolsa para estudantes da FCE

13 de outubro de 2026

Oportunidade de estágio para estudantes da FCE

Redes sociais

Edit Template

Faculdade de Ciências Econômicas | UFRGS
Av. João Pessoa, 52 | 90046-901
Porto Alegre/RS – Brasil
51 3308.3502
fce@ufrgs.br