Eleições 2022: uma maioria democrática e uma direita forte e resiliente

Entrevista do professor Róber Avila, do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFRGS, ao Instituto Humanitas Unisinos (publicado originalmente no ihu.unisinos.br)

 

1. Quais são as luzes que se revelam a partir do resultado das urnas?

Houve alguma renovação de lideranças nos níveis parlamentares, a bancada negra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre teve um bom desempenho nas eleições gerais. São Paulo elegeu uma deputada transexual. A esquerda mais radical percebeu o momento em que vivemos e compôs para defender valores mais importantes. Os quadros da extrema-direita renovaram-se também.

A votação de líder da oposição foi expressiva, ainda que tenha frustrado a expectativa de vitória em primeiro turno. Está clara a sua imensa força política frente ao crescimento da extrema direita que engoliu a direita tradicional brasileira. Ele foi capaz de edificar uma frente ampla com grupos de centro-direita e de centro, os quais manifestaram apoio, em oposição à extrema direita. Tais grupos tentaram cacifar a chamada “terceira via”, não foram bem sucedidos e acabaram por declarar voto no final do primeiro turno. Ainda assim, não é pouca expressiva essa frente ampla liderada pela esquerda com os mesmos atores das “Diretas Já” de 1983-84 contra os mesmos atores do outro lado, o autoritarismo conservador.

 

2. E quais são as sombras que aparecem a partir dessas eleições?

A extrema direita está enraizada e muito mais forte do que se supunha. Tem um tamanho que nunca teve na história brasileira, alavancada por empresários, produtores rurais e organizações internacionais. Muito embora esse aglutinado seja formado por antigos atores da direita brasileira: militares, setor rural, grupos religiosos, alguns liberais. São os mesmos que fizeram oposição a Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek na década de 50 e ao João Goulart na década de 60. Ainda que não tenha um partido forte atualmente, uma sigla pode vir a constituir-se. No parlamento, tais grupos ficam mais fortes e com capacidade de barrar reformas e de persistir a ameaçar as instituições democráticas mesmo que haja mudança de governo.

Para além do parlamento, nos últimos anos formaram-se grupos radicalizados, que visam desmontar a institucionalidade da democracia liberal e a constituição de 1988, a qual trouxe enormes ganhos em termos de direitos sociais e serviços públicos amplos.

É curioso que esse grupo, que é heterogêneo, está aglutinado mais em valores ultraconservadores, o que é coerente com o antirracionalismo que muitos dos conservadores advogam. Quer dizer, ainda que o setor primário tenha de fato atingido ganhos com o governo atual e tenha ocorrido elevação de políticas de transferência de renda, as classes médias urbanas tiveram perdas de poder aquisitivo, houve restrição de serviços públicos que tais segmentos também utilizam, como a educação. É evidente que o governo não foi bem e tinha muito pouco ou quase nada a apresentar de resultado. De toda forma, mostrou uma força eleitoral muito maior do que todos imaginavam, baseada em valores conservadores como “Deus, Pátria e Família”. Isto é, contra um suposto comunismo, uma suposta ideologia de gênero. De outro lado, a bandeira contra a corrupção demonstrou-se de fachada, já que seus eleitores fizeram vista grossa à corrupção do governo. Esses grupos são disruptivos e querem mudanças para pôr sabe-se lá o que no poder.

 

3. Quais as perspectivas de futuro que emergem a partir do resultado das urnas?

Em 2018, a extrema direita surpreendeu ocupando o espaço de uma direita tradicional brasileira. Em 2022, o fenômeno repetiu-se e consolidou-se. De outro lado, a esquerda conseguiu resistir a esse crescimento e hoje representam o campo democrático no Brasil.

Se a oposição vencer, haverá dificuldades para governar. O parlamento deu uma guinada à extrema direita e haverá muitos governadores deste campo. Será necessário moderar as altas expectativas. Mesmo dentro do governo haverá forças que visam barrar avanços sociais e a atuação do Estado para reduzir desigualdades e gerar crescimento econômico. A fracassada terceira via tentará colonizar o governo, ainda mais em um momento em que o apoio desse grupo será crucial. Além disso, o primeiro ano de governo está sob a égide orçamentária deste ano vigente. O Plano PluriAnual e o orçamento do novo governo passam a vigorar apenas em 2024. Então, o espaço fiscal é restrito para efetuar grandes alterações em 2023, a não ser que haja uma excepcionalização legal, como uma PEC de calamidade pública. A oposição teria condições de liderar uma pauta ambiental a partir da Amazônia, trazendo inclusive recursos internacionais para a sua preservação.

Caso haja reeleição, instalam-se mais condições de avançar naquilo que o governo não conseguiu nesses quatro anos: privatização da Petrobras, produção rural e mineração na Amazônia, conservadorismo na educação, redução do tamanho do SUS, mais armamentismo, perseguição a lideranças de esquerda e sindicalistas, redução de direitos trabalhistas, crescimento sobre os demais poderes constitucionais, notadamente o judiciário.

Do ponto de vista da política econômica, o governo perdeu ingerência sobre o Banco Central, instituição essa que influencia o nível de emprego, de renda, de produção e de salários e há um emaranhado legal bastante restritivo sobre o orçamento, emperrando a política fiscal, a qual também influencia o nível de emprego, de renda e da produção.

Adicionalmente, a fraqueza política do governo fez o parlamento ganhar cada vez mais terreno sobre as decisões orçamentárias, ou seja, sobre o que chamamos de “governo”, algo que já vinha ocorrendo desde o final do governo Dilma. O Congresso está cada vez mais tomando espaço do executivo.

 

4. Deseja acrescentar algo?

Serão necessárias mudanças legais para a retomada do poder do executivo sobre os rumos do país. Além do controle sobre o orçamento, precisamos de uma reforma política. Já houve uma reforma eleitoral, que gerará uma menor fragmentação partidária, caminhamos para a redução do número de partidos, o que é bom.

As campanhas eleitorais são muito caras, o que torna a disputa eleitoral desigual, favorecendo a grupos que possuem poder econômico e visibilidade, que representam grandes interesses. O fim da doação de pessoas jurídicas ajudou a diminuir esse problema, mas não solucionou.

Precisamos ainda eliminar as reeleições infinitas, no sentido de renovar mais o parlamento e bolar algum mecanismo que impeça as chantagens parlamentares para aprovar leis, que são rotinas de ofício, mas que viraram formas de obter recursos e cargos para os parlamentares e seus afiliados.

Dificilmente qualquer governo terá maioria no parlamento sem negociar, quer dizer, ceder poder e dinheiro, ou, de forma mais clara: corromper o executivo.
É muito inusitado que a esquerda brasileira tenha se tornado defensora das instituições da República e da democracia, ao passo que a extrema direita é a força antissistêmica, já que identifica nessas instituições barreiras a mudanças e fonte de corrupção. E de fato, elas são isso mesmo e são muito problemáticas.

Pois justamente essa disfuncionalidade ajudou a formar uma extrema-direita disruptiva que quer jogar o bebê fora junto com a água de banho. Ser favorável à democracia e à institucionalidade não pode ser confundido com fechar nossos olhos a escassa representatividade política, às falhas enormes do poder judiciário, à politização do ministério público, ao baixo republicanismo do legislativo, ao executivo tomado por interesses espúrios, às forças armadas ilegalmente intervindo na política.

Para prosperar, o país precisa de estabilidade política e a forma como está arranjada nossa institucionalidade fragiliza o executivo frente ao legislativo. Adiciono ainda que do ponto de vista econômico, está claro que precisamos de uma política anticíclica para deixar a crise para trás de vez e a forma de efetuar isso é através de investimentos públicos. Uma ampla política habitacional certamente ajudaria, não apenas a gerar emprego, como também a reduzir o déficit habitacional. Para tanto, é necessário refazer e unificar nossas quatro grandes regras fiscais, como a lei do teto dos gastos. Todos sabem que precisamos de uma ampla reforma tributária, que não apenas simplifique e elimine a cumulatividade de impostos, mas também amplie a progressividade e incentive a competitividade. Há espaço para melhorar a eficiência na prestação de serviços públicos e uma reforma de Estado não pode ser um tabu para as forças progressistas, há distorções e excessos que precisam de correção.

A direita tradicional precisa fazer sua autocrítica e parte já está fazendo ao apoiar a esquerda. Houve diversos ataques à democracia no Brasil desde o final da eleição de 2014 e houve baixa reação até recentemente. Passo a passo, a democracia vem sendo atacada. O judiciário e parte da mídia perceberam e reagiram quando a guilhotina passou a ameaçá-los, mas aplaudiram quando essa guilhotina foi contra a esquerda entre 2015 e 2019.

Independentemente do resultado final do segundo turno, é inegável o avanço da extrema direita no Brasil e é preciso ainda mais reflexão sobre os motivos desse movimento.

Últimas atualizações:

Links úteis

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação

Professores

Tua UFRGS

Datas letivas

Catálogo do servidor

  • All Post
  • Oportunidades

15 de outubro de 2026

Oportunidade de bolsa para estudantes da FCE

13 de outubro de 2026

Oportunidade de estágio para estudantes da FCE

Redes sociais

Edit Template

Faculdade de Ciências Econômicas | UFRGS
Av. João Pessoa, 52 | 90046-901
Porto Alegre/RS – Brasil
51 3308.3502
fce@ufrgs.br