Como parte das ações de curricularização da extensão na Faculdade de Ciências Econômicas, os estudantes de Relações Internacionais realizaram junto à comunidade debates e sessões de cinema. A iniciativa partiu dos discentes da disciplina Relações Internacionais e Cinema, ministrada pelo professor José Miguel Quedi Martins. As atividades aconteceram nos dias 24 e 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
O ciclo, intitulado A Guerra da Coreia vista sob as lentes dos chineses, contou com a exibição de dois filmes e de um documentário sobre a temática. O evento teve a participação da diretora do Instituto Confúcio, professora Lanling Bai, e do coordenador do curso de Relações Internacionais da UFRGS, docente Guilherme Ziebell.
Após as sessões, o público participou de debates sobre o assunto. Entre os convidados, estavam Luiz Dario, professor aposentado de História que deu início aos estudos asiáticos na UFRGS; Nilo de Castro, docente do Colégio de Aplicação da UFRGS com experiência em Cinema e Ensino; Paulo Visentini, especialista em História Mundial e Relações Internacionais Contemporâneas; Analúcia Danilevicz Pereira, pesquisadora de Relações Internacionais Contemporâneas com ênfase em África e Ásia; e Érico Esteves Duarte, autor do livro A guerra entre China e Estados Unidos na Coreia: da escalada às negociações de cessar-fogo.
Além dos debatedores, o ciclo contou com a inscrição de estudantes de diversos cursos da UFRGS e do público em geral. Durante cada dia de evento, cerca de 30 pessoas assistiram aos debates e às sessões.



As fotos e o texto com informações para elaboração desta notícia são de autoria de Rafael Both.


