Déborah ZalevskiPierosan, graduada em Ciências Econômicas no semestre 2024/2, desenvolveu o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a relação entre capital humano e desenvolvimento econômico. A pesquisa, intitulada “Capital humano e desenvolvimento econômico: o fenômeno de braindrain no Brasil”, foi orientada pela professora Letícia de Oliveira.
O trabalho tem como objetivo de avaliar a contribuição do capital humano para o desenvolvimento econômico e compreender o conceito de fuga de cérebros e suas implicações econômicas e sociais no Brasil. O estudo foi realizado a partir da revisão da literatura acadêmica sobre o tema. Os resultados do trabalho mostram que, embora a fuga de cérebros apresente desafios para o desenvolvimento econômico, também está associada com benefícios indiretos, como maior incentivo à capacitação e à educação no país.
Trabalho completo: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/284876
*Material produzido como parte das atividades de extensão da disciplina Trabalho de pesquisa científica em Economia, ministrada pelos professores Letícia Oliveira e Sergio Monteiro


