FCE amplia participação da comunidade na gestão universitária

Com o objetivo discutir a metodologia que será empregada a partir de 2018 no planejamento institucional da FCE, o Núcleo de Planejamento Estratégico da Faculdade se reuniu na última semana. O encontro aconteceu na tarde do dia 8 de novembro, na sala de reuniões do segundo andar.

Um dos principais tópicos da reunião abordou a ampliação do caráter participativo que a Faculdade pretende adotar no próximo ano. A partir de 2018, a faculdade estará mais receptiva às sugestões de projetos e resoluções de problemas identificados por professores, técnico-administrativos e estudantes.

A metodologia escolhida é baseada no Planejamento Estratégico Situacional, método desenvolvido para instituições e serviços públicos pelo economista chileno Carlos Matus, na década de 1970. A proposta se diferencia das abordagens tradicionais por ter como foco principal o problema e suas causas, buscando identificar a melhor estratégia para resolvê-lo com ampla participação democrática dos envolvidos.

A elaboração do Planejamento Institucional da FCE é uma das ações previstas no Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) da unidade. O PDI consolida os esforços da gestão na construção de uma trajetória comum a todos os setores e departamentos da Faculdade, essencial para a qualificação dos serviços públicos.

O Núcleo de Planejamento Estratégico da FCE é formado pelo diretor Carlos Henrique Vasconcellos Horn, pela vice-diretora Maria de Lurdes Furno da Silva, pelos professores Ariel Behr, Cassio Calvete, Jacqueline Haffner e Wendy Beatriz Carraro, e pelos servidores técnico-administrativos Francine Baldigen, Kátia Menger. Colabora o servidor técnico-administrativo Marcelo Celente.

 

Sobre o PDI da FCE 2017-2019

O foco principal do projeto é o de promover a melhoria, o aprimoramento e a qualificação das atividades acadêmicas e administrativas que dão suporte ao ensino, à pesquisa e à extensão. O PDI da UFRGS (2016-2026) e o Plano de Gestão da Universidade norteiam a iniciativa, que também busca ampliar as relações institucionais da FCE e qualificar o processo de avaliação da unidade.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail planejamentofce@ufrgs.br.

Foto: arquivo/FCE

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.