Inflação e políticas monetárias na pandemia

Mateus Valente Mendieta, graduado em Ciências Econômicas no semestre 2024/1, desenvolveu o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a evolução e eficiência das políticas monetárias durante a pandemia. Intitulada “Inflação e Políticas Monetárias no Brasil e no Mundo Durante a Pandemia: Análise de Evolução e Eficiência de 2020 a 2023”, a monografia foi orientada pelo Prof. Leonardo Xavier da Silva.  

Considerando que a pandemia causou muitas mudanças nas vidas das pessoas e, fora os evidentes problemas sanitários e sociais, os problemas econômicos também afetaram o cenário global. Um desses fatores, foi a crescente inflacionária durante o período. O trabalho, portanto, busca analisar a inflação e as políticas monetárias do Brasil e do mundo durante a pandemia, mais especificamente entre 2020 e 2023. As economias selecionadas foram Brasil, EUA, México, Chile e União Europeia. Como fonte foram utilizados dados históricos dos índices de inflação e taxa de juros, relatórios periódicos das autoridades monetárias e artigos relacionados ao tema. 

Analisada a trajetória e origens do movimento inflacionário em cada economia no período, notou-se um padrão. No primeiro ano houve uma queda na atividade econômica que derrubou a inflação, como resposta, de forma ágil as autoridades monetárias implantaram políticas monetárias expansivas. Porém, entre o final de 2020 e início de 2021, a reabertura das economias e os entraves nas cadeias produtivas originados pelas medidas sanitárias adotadas que tornaram o processo produtivo mais complexo fez com que houvesse pressões inflacionárias de oferta e demanda. Sendo os choques de oferta externos e os de demanda internos, as autoridades monetárias tiveram que adotar políticas restritivas de desincentivo a demanda revertendo suas medidas iniciais. Como resultados da análise, aquelas economias que foram mais rápidas em tomar essas novas decisões, como Chile e o Brasil, foram mais exitosas em controlar a inflação as reaproximando da meta 

Trabalho completo: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/278805.  

*Material produzido como parte das atividades de extensão da disciplina Trabalho de pesquisa científica em Economia, ministrada pelos professores Letícia Oliveira e Sergio Monteiro 

 

Últimas atualizações:

Links úteis

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação

Professores

Tua UFRGS

Datas letivas

Catálogo do servidor

  • All Post
  • Oportunidades

15 de outubro de 2026

Oportunidade de bolsa para estudantes da FCE

13 de outubro de 2026

Oportunidade de estágio para estudantes da FCE

Redes sociais

Edit Template

Faculdade de Ciências Econômicas | UFRGS
Av. João Pessoa, 52 | 90046-901
Porto Alegre/RS – Brasil
51 3308.3502
fce@ufrgs.br