O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS (PGDR) publicou a primeira edição de 2021 da revista Desenvolvimento Rural Interdisciplinar, a DRInter. O periódico, lançado em 2018, foi criado pelo PGDR com o objetivo de divulgar trabalhos e promover debates pertinentes a áreas relacionadas às propostas do programa.
O novo volume da DRinter traz artigos desenvolvidos por pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas e ao Programa de Pós-Graduação em Cidades: Territórios e Identidades, da Universidade Federal do Pará. Ambos Programas possuem relações sólidas com o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS, as quais permitem o fomento de fomentar diálogos científicos entre as regiões Norte e Sul do Brasil, além de reflexões a respeito da agricultura familiar e dos grupos sociais que a cercam.
Com o segundo volume da revista no formato de dossiê, o material abriga elementos e assuntos sobre os modos de vida na região Norte. Os trabalhos reunidos abordam temas como comunidades quilombolas, agroextrativistas, pescaria artesanal, ribeirinhos, reforma agrária e população indígena, aprofundando o estudo sobre seus desafios e modos de vida. Para pesquisadores e organizadores da revista, é também fundamental pensar a sociobiodiversidade e os papéis de gênero, dentro do processo de um desenvolvimento sustentável.
No dossiê composto de sete artigos, a abertura da edição apresenta Dos bacurizais às roças: ocupação e uso dos espaços no território do quilombo Bairro Alto, Salvaterra, Pará, que visa demonstrar a construção de territorialidades quilombolas a partir de suas práticas extrativistas, especialmente do bacuri. O encerramento do material trata sobre a relevância da certificação como processo construído socialmente, mercados diferenciados e acesso à agricultura familiar na região do nordeste paraense, com o trabalho A certificação participativa de orgânicos como tecnologia social: estudo de caso da Cooperativa D’Irituia.
A publicação completa pode ser lida na página da revista Desenvolvimento Rural Interdisciplinar. Mais informações podem ser obtidas com a professora Daniela Kuhn pelo e-mail daniela.kuhn@ufrgs.br.


