Pesquisa avalia condições de infraestrutura na Universidade

Com o objetivo de coletar as impressões da comunidade sobre as condições dos espaços físicos da UFRGS, a Universidade lançou uma pesquisa de satisfação sobre salas de aula, laboratórios, bibliotecas e Restaurantes Universitários. A avaliação está disponível até o dia 17 de fevereiro no Portal do Aluno/Servidor e aparece na tela de abertura do sistema, logo após o login.

Participam da pesquisa os estudantes de graduação e pós de cursos presenciais e os docentes da Universidade. Com a iniciativa, a Secretaria de Avaliação Institucional (Sai) busca identificar problemas nos espaços físicos da Universidade e melhorar as condições dos ambientes para a comunidade acadêmica.

São avaliados itens como estado de conservação dos locais, condições de funcionamento dos equipamentos, acessibilidade, mobiliário, acústica, limpeza, iluminação, climatização e qualidade do sinal de internet. O questionário também apresenta campos abertos para que os respondentes escrevam sobre outros problemas identificados quanto aos espaços físicos da UFRGS.

Está em estudo, ainda, a aplicação de uma versão diferenciada do questionário junto aos técnico-administrativos. A iniciativa buscará compreender o grau de satisfação dos usuários quanto à estrutura administrativa da Universidade, mais utilizada por esses servidores no desenvolvimento de suas atividades.

A avaliação da infraestrutura é exigida pela Lei Federal 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Na UFRGS, o instrumento foi aprovado pela Comissão Própria de Avaliação conforme a Decisão 4/2019.

 

Acesso direto ao questionário

Em caso de o instrumento não aparecer na lista de pendências do Portal do Aluno/Servidor, há outra forma de realizar o acesso. Estudantes de graduação devem seguir o caminho Portal do Aluno > Matrícula > Avaliação da infraestrutura. Pós-graduandos acessam pela aba aba Aluno -> Modalidade (Stricto Sensu – Lato Sensu) -> Avaliação da Infraestrutura. Para os docentes, a rota é Portal do Servidor > Ensino graduação > Professor > Informações professor > Avaliação institucional (no menu superior) > Avaliação de infraestrutura (no menu esquerdo).

 

Avaliação na UFRGS

A avaliação institucional é vista na UFRGS como um processo que permite aos gestores o planejamento de ações que visem à melhoria da qualidade institucional. Além de mostrar à sociedade o desempenho da Universidade em diferentes dimensões, serve como um referencial para que a UFRGS possa comparar-se a outras instituições nacionais e internacionais.

Mais informações sobre a avaliação com a Secretaria de Avaliação Institucional, pelo telefone 51 3308.3202. Na FCE, pode ser contatado o Núcleo de Avaliação da Unidade, pelo e-mail nau_fce@ufrgs.br ou pelo telefone 51 3308.3677.

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