Felipe Freitas Camboim, graduando de Ciências Econômicas do semestre 2023/2, dedicou o Trabalho de Conclusão de Curso à análise dos mercados financeiros. O trabalho, intitulado Análise Comparativa dos Preços de Ativos: uma simulação do modelo de precificação de ativos de Lucas para os mercados brasileiro e dos EUA, contou com a orientação do professor Nelson Seixas dos Santos, do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFRGS.
A pesquisa revelou como diferentes estruturas econômicas afetam os mercados financeiros e fornecem novas perspectivas sobre a dinâmica econômica. “Os resultados indicam uma relação complexa entre consumo, crescimento econômico e precificação de ativos”, explica o graduando.
O objetivo de Felipe com a pesquisa era o de entender como as decisões de consumo dos investidores impactam os preços no mercado, além de apresentar uma análise sobre economias emergentes e desenvolvidas. A metodologia de trabalho incluiu simulações e análises de dados do PIB e do consumo, com foco no Brasil e nos Estados Unidos.


