Intitulado O Novo Institucionalismo e a Premier League: a criação do produto, enriquecimento e sportwashing, o estudo de Eduardo Luis Kreling trata sobre a liga profissional de futebol do Reino Unido. O trabalho foi orientado pelo professor Hélio Afonso de Aguilar Filho. O estudante, graduado em Ciências Econômicas, apresentou o TCC no semestre 2023/2.
Explorando aquele que é o esporte mais popular do planeta, o trabalho tem por objetivo tratar de alguns aspectos econômicos do futebol. Utilizando-se do marco teórico Novo Institucionalista, o referido trabalho apresenta dados e elenca as razões para o recente enriquecimento da Premier League – a primeira divisão do futebol inglês – e suas conexões com investimentos para a melhoria da imagem e reputação – sportwashing. Depois, o autor compara dados de receitas e investimentos da liga, conectando-os aos processos de formação e consolidação das instituições. Os resultados mostram como o processo de formação da instituição da Premier League possibilitou o rápido enriquecimento da competição e de seus integrantes, colocando-os num local de destaque, ao mesmo tempo que abriram espaço para criar um ambiente atrativo a investimentos do tipo sportwashing.
Para facilitar outras pesquisas sobre o assunto, o autor disponibiliza à comunidade acadêmica a base construída para o TCC, com informações sobre o que caracteriza o Novo Institucionalismo, bem como informações sobre o processo de formação da Premier League e dados sobre os investimentos e receitas da liga.
*Texto escrito como parte das atividades de extensão da disciplina Trabalho de pesquisa científica em Economia, ministrada pelo professor Sergio Monteiro


