Igreja de Sant’Ana, em Salvador, é reinaugurada após processo…

A Igreja de Sant’Ana, localizada na capital baiana e que possui mais de 250 anos de existência, foi reinaugurada dia 05 de julho de 2017, após a execução do seu projeto de restauro.

O prédio teve o início da sua construção em 1746 e foi inaugurado 08 anos depois. Contudo, foi efetivamente concluído apenas em 1828.

A edificação possui um rico acervo sacro em seu interior. Além disso, personalidades da história baiana possuem forte vinculação com o local. A heroína Maria Quitéria foi sepultada nesta igreja: nascida em Cachoeira, alistou-se na década de 1820 no exército, que realizava campanhas para formar batalhões de luta em defesa da consolidação da independência do Brasil. Quitéria participou de diversos combates, sendo agraciada pelo Imperador Dom Pedro Iº com a condecoração “Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro”, devido a seus atos de coragem e heroísmo. Além dela, irmã Dulce, freira que ganhou notoriedade por suas obras de caridade e de assistência aos desvalidos ao longo do século XX, frequentava a paróquia.

Sobre a execução das obras eclesiásticas, ela iniciou de 2014 com inauguração das novas  instalações da Secretaria Paroquial, do Brechó e da Sala de Administração e pelo retorno das celebrações na igreja. Essa etapa da restauração foi concluída com a implantação do elevador e das vias de acesso, além do restauro do Salão de Eventos. Na sequência, foi assinado um contrato com BNDES que garantiu recursos para a segunda etapa da obra, que começou no ano seguinte, contemplando a finalização da restauração da Sacristia. Em julho de 2017, finalmente, a Igreja foi reinaugurada.

 

Foto: Guia Geográfico – Salvador/Bahia

O👋 Prazer em conhecê-lo.

Inscreva-se para receber as notícias sobre o SPH todos os meses.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe o seu comentário