Museu das Missões (RS) Será Reaberto

Museu das Missões (RS) Será Reaberto

O Museu das Missões, que estava fechado para obras emergenciais há 17 meses, será reaberto ao público nesta sexta-feira (29). Em abril de 2016, o museu foi gravemente danificado por um tornado que atingiu o município de São Miguel das Missões. As obras, cujo investimento foi de mais de 1,68 milhão, foram realizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. Também foram incluídos nas intervenções a Casa do Zelador, o Pavilhão Lucio Costa e a Sacristia Velha do Sítio Histórico de São Miguel Arcanjo.

Conforme revela o Iphan, a cobertura do edifício foi fortemente comprometida, esquadrias de ferro e vidro foram destruídas, danificando também esculturas e instalações, além dos aparelhos de desumidificação das salas expositivas. A Sacristia Velha da Igreja de São Miguel Arcanjo também teve seu telhado desestruturado e calhas retorcidas, ocasionando a entrada da água da chuva e risco de desabamento da cobertura.

O edifício foi projetado pelo arquiteto Lúcio Costa na década de 1940, visando reunir o acervo sacro da região dos Sete Povos das Missões. O sítio arqueológico São Miguel Arcanjo – mais conhecido como Ruínas de São Miguel das Missões – foi tombado pelo Iphan em 1938. Em 1983, o local foi declarado Patrimônio Mundial Cultural pela Unesco.

Em 2014, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional inscreveu a região de Tava Miri, habitada pelos Guarani-Mbyá, como bem imaterial no Livro de Registro de Lugares. Entendido como sendo um lugar de referência cultural, a região converge significados e sentidos atribuídos ao local pelo povo indígena Guarani-Mbyá.

 

Serviço:

Entrega das obras de recuperação do Museu das Missões

Data: 29 de setembro de 2017

Horário: 11h

Local: Museu das Missões – São Miguel das Missões/RS