Sobre como a gestão econômica pode alavancar desastres

Por Ricardo Dathein, professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFRGS

Mike Davis, em seu brilhante e premiado livro Holocaustos Coloniais, descreve como na China transformada em semicolônia pela Grã-Bretanha desastres ambientais passaram a causar muito mais mortes. A culpa passou a ser creditada à natureza, em um contexto malthusiano, segundo os britânicos. No entanto, antes disso, os mesmos desastres ambientais causavam muito menos danos humanitários, pela ação estatal em termos de irrigação, drenagens, reflorestamento e armazenamento de grãos. A diferença é que com a chegada dos britânicos essas capacidades estatais foram destruídas.

Na Itália, entre 1960 e 1989, o PIB per capita cresceu em média 3,5% ao ano. No período seguinte, de hegemonia internacional do neoliberalismo, essa mesma média foi de apenas 0,6% ao ano, entre 1990 e 2018. A variação na produtividade do trabalho, para esses mesmos períodos, passou de 3,8% para apenas 0,4% ao ano, respectivamente (Groningen Total Economy Database). Já a distribuição de renda, segundo o World Inequality Database, concentrou-se nesse último período. Entre 1990 e 2016, os 50% da população com menor renda tiveram sua parcela reduzida de 30,6% para 27,2% (menos 3,4 pontos percentuais), enquanto os 10% de maior renda aumentaram sua participação de 23,1% para 25,8% (mais 2,7 pontos percentuais), com dados após os impostos. Já o 1% de maior renda aumentou sua participação de 6,1% para 7,5% (1,4 ponto percentual a mais), para dados antes dos impostos.

Resultados semelhantes são bastante comuns entre países desenvolvidos e da América Latina. Portanto, o resultado econômico e social do neoliberalismo é francamente negativo. Esse sistema de gestão econômica produz não apenas maior concentração de renda, mas também menos eficiência em termos de desempenho macroeconômico. Ou seja, muito menor crescimento e constantes pressões fiscais, de forma que torna “necessária” a austeridade quase permanentemente. Isso piora as condições sociais, pois, ademais da concentração de renda, agora somam-se os baixos investimentos sociais e econômicos por parte do novo Estado, tendencialmente mínimo. Os baixos crescimentos do PIB demonstram a insuficiência dos investimentos produtivos, determinados por uma menor taxa de lucro. E, para compensar o fraco dinamismo da taxa de lucro desse sistema sem Estado ativo, promove-se a concentração de renda.

Esses dois efeitos, concentração de renda e baixo crescimento, ocorrem concomitantemente, porque, em um sistema de Estado mínimo, destrói-se a participação do Estado na economia, que é uma característica intrínseca em uma economia capitalista. Sem isso, a gestão do Estado torna-se fortemente viesada aos interesses de apenas uma classe. As relações sociais, portanto, passam a não cumprir adequadamente seu papel positivo ao próprio capitalismo. Desse modo, um agente essencial garantidor de freios e contrapesos é bloqueado. Além disso, é eliminada do Estado sua autonomia e sua capacidade de elaboração de projetos (tecnológicos, institucionais e sociais) de longo prazo, suprimindo suas funções essenciais geradoras de parcerias e cooperação.

A Itália, especificamente, passou por uma ação jurídica de combate à corrupção que destruiu seu sistema político da época anterior ao neoliberalismo. Isso abriu caminho na política a empresários, personalidades da mídia e oportunistas. Essas pessoas em geral não possuem as capacidades requeridas para gerir o Estado, com uma visão de “teoria econômica de dona de casa”. Nesse caso, quem nada sabe fazer, delega tudo ao mercado.

Como o conjunto da economia, também o sistema de saúde passou a ser gerido segundo o conceito econômico de eficiência alocativa. Por exemplo, em vários países desenvolvidos leitos hospitalares foram eliminados em massa, para se gerar alta taxa de ocupação e maior rentabilidade aos acionistas. Também são conhecidas as prioridades lucrativas do setor farmacêutico privado, subinvestindo em remédios e vacinas menos rentáveis. Essa lógica também passou a ser usada no setor público, com a visão empresarial do Estado. Nesse último caso, além disso, constrangido quase permanentemente pelas políticas de austeridade, ao mesmo tempo em que tinha que assumir a atendimento recusado pelo setor privado.

Essa lógica de gestão econômica não leva em conta que o conceito de eficiência alocativa é estático, possuindo em geral trade offs com a eficiência dinâmica inovativa e de inserção nos mercados internacionais. Logo, também com o desempenho econômico e social de longo prazo. Os resultados concretos são, portanto, plenamente previsíveis sob análises teóricas não liberais. O fraco dinamismo econômico e a concentração de renda, a desestruturação das estruturas econômicas e sociais anteriores, após as experiências fracassadas com os “empresários” na política, vão também abrindo caminho para o fascismo. A análise de Karl Polanyi, infelizmente mais uma vez, cabe como uma luva. A saúde sendo gerida como uma mercadoria e não como um direito social básico de todos amplifica fortemente os desastres aparentemente naturais.

Essa administração econômica, baseada em conceitos estáticos ou de curto prazo, em conjunto com a austeridade quase permanente, produz a escassez, gerando desastres no longo prazo. Não por acaso, de forma análoga ao da China no século XIX.

Últimas atualizações:

Links úteis

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação

Professores

Tua UFRGS

Datas letivas

Catálogo do servidor

  • All Post
  • Oportunidades

15 de outubro de 2026

Oportunidade de bolsa para estudantes da FCE

13 de outubro de 2026

Oportunidade de estágio para estudantes da FCE

Redes sociais

Edit Template

Faculdade de Ciências Econômicas | UFRGS
Av. João Pessoa, 52 | 90046-901
Porto Alegre/RS – Brasil
51 3308.3502
fce@ufrgs.br