Exposição de mapas destaca aspectos geográficos e sociais de populações migrantes

O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Migrações da UFRGS (Nepemigra) disponibilizou, em seu site, uma exposição de mapas que aborda diferentes perspectivas sobre as geografias físicas e humanas, sobretudo de populações migrantes. A série Ateliê de Mapas é fruto da IIª Oficina de Mapas do Nepemigra, curso de extensão realizado no mês de outubro de 2020.

Os trabalhos expostos no Ateliê foram produzidos a partir da inquietação dos autores em relação a grupos populacionais que percebem como invisíveis nos mapas tradicionais. Os organizadores da ação entendem que os mapas são mais do apenas desenhos ou imagens, representando também uma forma fundamental de comunicação, que permite o compartilhamento de informações e a popularização do conhecimento.

A oficina foi ministrada por Júlia Ribes, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS (POSGEA/UFRGS), com auxílio da monitora Nicole Magalhães de Oliveira, estudante de Geografia da UFRGS, e da curadora do Ateliê Isabella Martins Carpentieri, estudante de Relações Internacionais da UFRGS.

Os participantes do curso de extensão puderam atuar de forma individual ou coletiva na construção da apresentação de um mapa a partir dos exercícios realizados em aula ou dos interesses de pesquisa de cada proposta. Os resultados destacam a diversidade de abordagens característica das atividades do Nepemigra.

Os mapas expostos trazem informações sobre determinados fluxos migratórios, casos de Covid-19 na população imigrante de Porto Alegre, acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde por imigrantes em Porto Alegre, concentração de renda a partir do Coeficiente de Gini dos municípios da região metropolitana do Vale do México, renda per capita e distribuição populacional do município de São Lourenço do Sul, entre outras discussões.

A exposição Ateliê de Mapas pode ser consultada na página do Nepemigra. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail nepemigra@gmail.com.

Últimas atualizações:

Links úteis

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação

Professores

Tua UFRGS

Datas letivas

Catálogo do servidor

  • All Post
  • Oportunidades

26 de outubro de 2026

Oportunidade para estudantes de Ciências Atuariais

Redes sociais

Edit Template

Faculdade de Ciências Econômicas | UFRGS
Av. João Pessoa, 52 | 90046-901
Porto Alegre/RS – Brasil
51 3308.3502
fce@ufrgs.br