A agenda econômica durante e o pós-Covid-19

Por Fernando Ferrari Filho, professor titular aposentado da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS

Como sabemos, diferentemente de outras crises econômico-financeiras e de demanda, tais como a crise do subprime de 2007-2008, a atual crise econômica mundial, iniciada em 2020, foi causada por um choque exógeno, Covid-19, que afetou não somente a demanda efetiva, mas, principalmente, o lado da oferta, uma vez que as medidas de distanciamento social, parcial ou à la lockdown, restringiram a oferta de mão de obra e a produção de bens e serviços.

Diante desse contexto os policymakers implementaram políticas econômicas contracíclicas, fiscais e monetárias, para mitigar o impacto da pandemia tanto no sistema médico-sanitário quanto na economia. No Brasil, não foi diferente. Após alguma resistência por parte das autoridades econômicas que, diga-se de passagem, insistiam na agenda econômica centrada na redução do papel do Estado na economia e na “mão invisível” do mercado, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, devido principalmente às demandas do Congresso Nacional e do Poder Judiciário, foi obrigado a mudar os rumos da condução da referida agenda para evitar o colapso da economia – a propósito, o Fundo Monetário Internacional (FMI), em seu World Economic Outlook de junho de 2020, previa que o PIB brasileiro teria uma queda de 9,1%.

Assim sendo, o expansionismo fiscal e monetário passou a conduzir as ações de nossas autoridades econômicas, Paulo Guedes e Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil (BCB). Para tanto, foram tomadas as seguintes medidas, entre outras: (i) Criação, de forma temporária, de uma renda mínima para cerca de 65 milhões de beneficiários, abrangendo as pessoas desempregadas, autônomas e cadastradas em programas sociais; (ii) Antecipação do 13º salário para os aposentados e pensionistas e o pagamento parcial do abono salarial e dos saques das contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS); (iii) Visando evitar uma demissão em massa, o Governo, ao permitir que os empregadores reduzissem ou suspendessem, respectivamente, a jornada e os contratos de trabalho, assumiu o pagamento de parte dos salários dos trabalhadores; (iv) Postergação ou isenção temporária dos impostos e encargos das micro, pequenas e médias empresas, tais como SIMPLES e FGTS; (v) Linha de crédito subsidiado para as micro e pequenas empresas através do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte; (vi) Redução da taxa Selic para 2,0% ao ano; e (vii) Aprovação da PEC (Projeto de Emenda Constitucional) do “Orçamento de Guerra” que autoriza o BCB a comprar títulos públicos do Tesouro Nacional e títulos privados para fazer frente aos gastos com a pandemia.

O montante dos recursos alocados para o enfrentamento da pandemia foi da ordem, segundo o site do Governo Federal, de 8,0% do PIB e contribuiu para que a recessão brasileira fosse menor do que aquela prevista pelo relatório do FMI de junho do ano passado. Mais especificamente, conforme divulgação recente do IBGE, o PIB do Brasil caiu 4,1% em 2020.

Ao iniciar-se 2021, a despeito do Brasil ainda não ter um plano nacional de vacinação célere e eficiente e, por conseguinte, o número diário de infecções e mortes por Covid-19 estar aumentando, as autoridades econômicas têm afirmado que retomar a agenda econômica original do Governo – Estado Mínimo e liberalismo – é condição imprescindível para que o País encontre os rumos da prosperidade econômica.

Pois bem, insistir em uma agenda que engessa a capacidade do Estado de atuar como regulador e, principalmente, estabilizador, e delega ao mercado encontrar o ponto de “equilíbrio” do sistema econômico, suscita duas reflexões: (i) A economia mundial, que desde a crise financeira internacional vem presenciando uma forte intervenção do Estado na economia para dinamizar a atividade econômica, não poderá prescindir, no período pós-Covid-19, de uma ação intervencionista do Estado para se recuperar; (ii) No Brasil, infelizmente os economistas do mainstream e os policymakers continuam acreditando que a panaceia para os problemas econômicos é a política de “austeridade fiscal expansionista” (cabe mencionar que, como foi exposto acima, em 2020 houve um ponto de inflexão dessa política). Todavia, a evolução do PIB brasileiro dos últimos anos, intercalando recessões com estagnação, mostra que a “austeridade fiscal expansionista” tem privado o País de crescer de forma consistente e sustentável. Portanto, retomar a agenda econômica do “velho normal” fará com que o Brasil esteja fadado a não querer crescer e, portanto, o “complexo de Peter Pan” o acompanhará.

Últimas atualizações:

Links úteis

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação

Professores

Tua UFRGS

Datas letivas

Catálogo do servidor

  • All Post
  • Oportunidades

15 de outubro de 2026

Oportunidade de bolsa para estudantes da FCE

13 de outubro de 2026

Oportunidade de estágio para estudantes da FCE

Redes sociais

Edit Template

Faculdade de Ciências Econômicas | UFRGS
Av. João Pessoa, 52 | 90046-901
Porto Alegre/RS – Brasil
51 3308.3502
fce@ufrgs.br