Seminário homenageia professores da FCE

No dia 11 de setembro, o Museu da UFRGS promove o painel Grandes Mestres da Administração, da Economia e das Ciências Contábeis, integrado ao quarto ciclo do Seminário Grandes Mestres dos Mestres da UFRGS, que homenageia professores pioneiros e visionários, destacando a importância de suas trajetórias para a implantação de novas práticas e para a fundamentação de diversas disciplinas na Universidade. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas no dia e no local das apresentações, que ocorrem a partir das 14h30 na Sala II do Salão de Atos da UFRGS (Paulo Gama, 110 – Campus Central).

Os mestres que recebem destaque nesse seminário serão homenageados por outros professores painelistas: o professor Pedro Cézar Dutra Fonseca homenageia o professor Cláudio Accurso (foto), que, por sua vez, apresenta as memórias referentes ao professor Pery Pinto Diniz; o professor Astor Rocca de Barcellos será homenageado pela professora Márcia Dutra de Barcellos, sua neta; e, por fim, os professores Ana Tércia Lopes Rodrigues e João Marcos Leão da Rocha falam sobre o legado deixado pelo professor Olívio Koliver.

A história da Faculdade de Ciências Econômicas tem grandes marcas deixadas por três dos homenageados. O professor Cláudio Accurso foi um dos primeiros alunos da Escolatina – escola chilena de renome internacional, vinculada à CEPAL, órgão da ONU voltado ao desenvolvimento econômico da América Latina – e, ao retornar à FCE, introduziu, pela primeira vez aqui, o pensamento sobre desenvolvimento econômico e planejamento, trazendo inovações no ensino e na pesquisa. O professor Pery Pinto Diniz da Silva, que ocupou cargos como primeiro presidente do BRDE e como vice-reitor da UFRGS, foi responsável por modernizar a FCE a partir da sua constante atualização no meio científico e da sua preparação para a formação de discentes alinhados às necessidades do mercado. O professor Olívio Koliver, premiado nacional e internacionalmente, foi referência nacional nas Ciências Contábeis, Atuariais e Econômicas, tendo atuado como professor titular da UFRGS e como consultor da Universidad de Buenos Aires.

Para mais informações, entre em contato com o Museu da UFRGS através do e-mail museu@museu.ufrgs.br ou pelo telefone 51 3308.3390.

Foto de destaque: Guilherme Santos/Sul21

Últimas atualizações:

Links úteis

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação

Professores

Tua UFRGS

Datas letivas

Catálogo do servidor

  • All Post
  • Oportunidades

15 de outubro de 2026

Oportunidade de bolsa para estudantes da FCE

13 de outubro de 2026

Oportunidade de estágio para estudantes da FCE

Redes sociais

Edit Template

Faculdade de Ciências Econômicas | UFRGS
Av. João Pessoa, 52 | 90046-901
Porto Alegre/RS – Brasil
51 3308.3502
fce@ufrgs.br