Exploração e Transformação em Morishima

Rodrigo Pacheco de Oliveira, graduado em Ciências Econômicas no semestre 2024/2, desenvolveu o Trabalho de Conclusão de Curso sobre as contribuições de Michio Morishima à teoria econômica marxista. A pesquisa, intitulada “Exploração e o Problema da Transformação em Morishima”, foi orientada pelo professor Jorge Paulo de Araújo.

Michio Morishima foi um economista japonês reconhecido pela utilização da economia matemática para integrar diferentes correntes da teoria econômica. Especialmente relevante são suas contribuições para síntese da descrição de Karl Marx do funcionamento e perpetuação do capitalismo com o modelo de crescimento desenvolvido pelo matemático John von Neumann. O autor acreditava que essa combinação poderia superar algumas das limitações da economia marxista, tornando-a mais relevante e útil para a análise econômica contemporânea.

O principal objetivo deste estudo é apresentar e analisar as contribuições de Morishima à economia marxista, com ênfase em seu artigo de 1974, intitulado Marx in the Light ofModern Economic Theory (Marx à Luz da Teoria Econômica Moderna). Neste artigo, Morishima reformula o que ele denomina como Teorema Marxista Fundamental, que demonstra que a exploração dos trabalhadores, no sistema capitalista, é a fonte do lucro e crescimento econômico. O autor também propõe um método para a resolução do chamado problema da transformação que consiste na conversão dos valores das mercadorias, determinados com base do tempo de trabalho socialmente necessário para sua produção, em preços de produção, ou seja, os preços de custo acrescidos de uma taxa média de lucro.

Com esse propósito, este trabalho explora a estrutura matemática utilizada por Morishima, descrevendo tanto as variáveis necessárias para a compreensão de seu teorema, como a taxa de exploração, a taxa de lucro e a taxa de crescimento, quanto à abordagem iterativa adotada pelo autor para a solução do problema da transformação. Além disso, apresentamos uma breve discussão sobre suas escolhas analíticas e as ferramentas matemáticas empregadas, como a programação linear e o Teorema de Perron-Frobenius.

Trabalho completo: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/284920 

*Material produzido como parte das atividades de extensão da disciplina Trabalho de pesquisa científica em Economia, ministrada pelos professores Letícia Oliveira e Sergio Monteiro

Últimas atualizações:

Links úteis

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação

Professores

Tua UFRGS

Datas letivas

Catálogo do servidor

  • All Post
  • Oportunidades

26 de outubro de 2026

Oportunidade para estudantes de Ciências Atuariais

Redes sociais

Edit Template

Faculdade de Ciências Econômicas | UFRGS
Av. João Pessoa, 52 | 90046-901
Porto Alegre/RS – Brasil
51 3308.3502
fce@ufrgs.br