FCE diploma estudantes chinesas em parceria com Universidade de Beijing

Um projeto de cotutela entre a Faculdade de Ciências Econômicas e a Beijing Foreign Studies University possibilitou às estudantes Wang Xiaowen e Li Jiabei a conclusão do mestrado na área de Estudos Estratégicos Internacionais. Durante o curso, as alunas concluíram parte das disciplinas no Brasil e parte na China.

As discentes frequentaram aulas no Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI) durante dois semestres letivos e tiveram orientações de docentes das duas universidades. As defesas de dissertação, que aconteceram no dia 24 de maio por meio de videoconferência, contaram com bancas formadas por pesquisadores de ambos os países.

Wang Xiaomei, orientada pelos professores André Cunha e Ye Zhiliang, estudou as relações comerciais entre Brasil e China. Ao final do curso, ela defendeu o trabalho Uma análise do comércio de minério de ferro entre a China e o Brasil: contexto, fatores de influência e perspectivas. Já Li Jiabei, sob orientação de André Reis e Ye Zhiliang, pesquisou sobre a colaboração entre Brasil, China e Angola. A estudante apresentou a dissertação intitulada Um estudo comparativo da cooperação da China e do Brasil com Angola.A Beijing Foreign Studies University é a principal universidade da China voltada aos estudos internacionais e ao ensino de línguas estrangeiras, sendo tradicionalmente especializada na formação de embaixadores e diplomatas. Fundada em 1941, é uma das principais universidades chinesas, com mais de 7 mil estudantes, entre os quais mil são alunos internacionais.

 

Professor André Reis participou das bancas – Foto: arquivo pessoal

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.