Novo núcleo da FCE se dedica à política externa brasileira

A Faculdade de Ciências Econômicas conta agora com o Laboratório de Análise de Política Externa Brasileira (Lab-PEB). A iniciativa, coordenada pelo professor André Luiz Reis da Silva, reúne docentes, discentes e pesquisadores para debater estudos sobre política externa do país. O projeto busca suprir a lacuna da UFRGS e de outras universidades brasileiras em relação a espaços públicos para compartilhamento do conhecimento na área.

A reunião de lançamento aconteceu no dia 24 de abril, na FCE, com uma apresentação sobre a política externa do governo Bolsonaro, pesquisa em desenvolvimento de Reis, que é doutor em Ciência Política e docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais da UFRGS (PPGEEI). Na atividade, o professor avaliou a inserção internacional brasileira e analisou as estratégias de Relações Exteriores do novo governo federal.

Como funciona – O Lab-PEB se encontra a cada 15 dias para discutir as mais recentes descobertas sobre política externa brasileira. Nas reuniões, os participantes apresentam os resultados de suas pesquisas aos demais integrantes do grupo, que tecem críticas e comentários com o objetivo de qualificar os trabalhos.

A participação no Lab-PEB é gratuita e aberta a todos os pesquisadores da área. Estudantes de graduação e de pós-graduação são bem-vindos. Para que os trabalhos sejam inseridos na agenda de discussão do grupo, os interessados devem escrever para labpeb.ufrgs@gmail.com. Os debates, também gratuitos, são abertos ao público externo, sem necessidade de inscrições prévias.

Participam do Laboratório, além de Reis, os alunos Aline Souza, Camille Amorim, João Vitor Miranda, José Perez e Vinicius Mallmann, de graduação e pós. Mais informações sobre o grupo podem ser obtidas pela página do Facebook ou pelo e-mail labpeb.ufrgs@gmail.com.

Foto: Comunicação/FCE

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.