Publicação do terceiro número da Revista Brasileira de Estudos Africanos (RBEA)

É com enorme satisfação que o Centro Brasileiro de Estudos Africanos (CEBRAFRICA) anuncia a publicação do terceiro número da Revista Brasileira de Estudos Africanos (RBEA). A RBEA é uma publicação semestral, em formato digital e impresso, bilíngue (português/inglês), dedicada à pesquisa, à reflexão e à difusão de estudos sobre temas africanos. Publica artigos científicos inéditos com ênfase nas análises de Relações Internacionais, Organizações de Integração, Segurança e Defesa, Sistemas Políticos, História, Geografia, Desenvolvimento Econômico, Estruturas Sociais e Correntes de Pensamento.

Clique aqui para acessar a pagina da RBEA.

 

Palestra: “Atlântico Sul: aspectos político-estratégicos”

Ocorreu, às 16hs do dia 10 de julho, na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, uma palestra com o Contra-Almirante Antonio Ruy de Almeida Silva, Doutor em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Coordenador do Programa de Pós-Graduação da Escola Superior de Guerra (ESG). O tema da palestra foi “Atlântico Sul: aspectos político-estratégicos”.

A palestra teve apoio do NERINT e do CEBRAFRICA/UFRGS, e contou com a audiência de estudantes africanistas de graduação e pós-graduação, e de público interessado em geral.

Fotos do evento podem ser conferidas na galeria do site.

Quais são os interesses de Israel na África Ocidental?

Via Aljazeera

Nos últimos meses, a imprensa internacional tem noticiado a recente ofensiva político-diplomático de Israel em direção à África Ocidental. Em junho, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, participou da 51ª Cúpula da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) que decorreu em Monróvia, tornando-se o primeiro líder não africano a participar de uma reunião do bloco regional. Em outubro, no Togo, realiza-se a Cúpula Israel-África, cujo principal objetivo é estreitar os laços comerciais e políticos entre Tel Aviv e os países africanos. Entenda os principais interesses envolvidos nesse processo de reaproximação de Israel do continente africano.

Leia mais aqui