Golpe na Guiné: Presidente Alpha Conde é detido por militares

Via: CGTN Africa

O presidente da Guiné, Alpha Conde, foi detido por forças especiais lideradas pelo coronel Mamady Doumbouya. O líder golpista anunciou a dissolução do governo, a suspensão da constituição e o fechamento das fronteiras do país. Ele disse que o exército foi forçado a agir devido à pobreza, corrupção endêmica, abuso de poder e falta de respeito pelos princípios democráticos. O anúncio ocorreu após pesados tiros perto do palácio presidencial na capital Conakry.

Leia mais aqui

Publicação do décimo primeiro número da Revista Brasileira de Estudos Africanos (RBEA)

É com enorme satisfação que o Centro Brasileiro de Estudos Africanos (CEBRAFRICA) anuncia a publicação do décimo primeiro número da Revista Brasileira de Estudos Africanos (RBEA). A RBEA é uma publicação semestral, em formato digital e impresso, bilíngue (português/inglês), dedicada à pesquisa, à reflexão e à difusão de estudos sobre temas africanos. Publica artigos científicos inéditos com ênfase nas análises de Relações Internacionais, Organizações de Integração, Segurança e Defesa, Sistemas Políticos, História, Geografia, Desenvolvimento Econômico, Estruturas Sociais e Correntes de Pensamento.

Clique aqui para acessar a edição completa.

Presidente da Tunísia prorroga suspensão do parlamento

Via: Reuters Africa

O presidente tunisiano, Kais Saied, prorrogou na segunda-feira a suspensão do parlamento até segunda ordem, disse a presidência, depois de no mês passado demitir seu primeiro-ministro e assumir a autoridade executiva em uma ação que os oponentes classificaram de golpe. Saied também estendeu a suspensão da imunidade dos parlamentares, disse a presidência, acrescentando que Saied fará um discurso à nação nos próximos dias, sem dar mais detalhes. Um mês após a intervenção repentina de Saied, ele ainda não nomeou um novo primeiro-ministro ou anunciou um roteiro exigido por aliados ocidentais e jogadores-chave na Tunísia, incluindo a poderosa União UGTT.

Leia mais aqui