Processo seletivo oferece bolsas de doutorado na Alemanha

A parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad) lançou edital para a concessão de até 65 bolsas de doutorado. Publicado no Diário Oficial da União da terça-feira passada, dia 5 de novembro, o documento garante mais de 84 mil Euros anuais para financiamento das bolsas no exterior.

O Programa Capes / Daad apoia a formação de professores e pesquisadores de alto nível, estimulando a cooperação acadêmica e o intercâmbio científico entre Brasil e Alemanha. Além disso, a oportunidade contribui para a mobilidade entre universidades alemãs e brasileiras.

Das bolsas oferecidas, 30 serão financiadas pela Capes, contemplando todas as áreas do conhecimento. Destas, até 10 devem ser destinadas para doutorado pleno, 17 para doutorado-sanduíche e três para doutorado-sanduíche com cotutela. Os benefícios oferecidos pelo programa para as três modalidades de curso incluem bolsa de estudos, passagens para a realização das atividades na Alemanha e auxílio para aquisição de seguro saúde no exterior, além de outros benefícios complementares detalhados em edital.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de dezembro pelo formulário online disponibilizado na página do programa. Os resultados serão divulgados até maio de 2020 e os bolsistas iniciarão suas atividades a partir de outubro do mesmo ano.

Os detalhes do processo seletivo devem ser conferidos no Edital Nº 23/2019 e na página do Programa Capes / Daad.

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.