Bolsistas do SPH conquistam segundo lugar em concurso do IAB-Erechim

Bolsistas do SPH conquistam segundo lugar em concurso do…

Vitor Prates, Beatriz Arruda e Letícia Durlo, graduandos de Arquitetura e Urbanismo na UFRGS, conquistaram o segundo lugar no II Concurso IAB Day – Revivendo o Castelinho, no último sábado (27), em Erechim. O projeto da equipe, formada por dois bolsistas do Setor de Patrimônio Histórico da UFRGS, Vitor e Beatriz, concorreu com outros 4 projetos na etapa final, diante de 5 jurados técnicos que avaliaram os trabalhos dentro dos conceitos de arquitetura e patrimônio histórico. Cada proposta deveria prever um novo uso para o Castelinho, atração turística municipal e patrimônio histórico do Rio Grande do Sul.

Os bolsistas frisaram o desafio de se projetar a partir de um edifício histórico: “é preciso pensar em como garantir acessibilidade e como fazer com que tenha um conceito de projeto mesmo trabalhando com algo pré-existente, que já possui sua história e um significado para a população da cidade”, explica Beatriz. A experiência como bolsistas no Setor de Patrimônio Histórico também foi algo mencionado pelos alunos: “a gente vê o quanto aprendemos no SPH, continuamos aprendendo e conseguimos aplicar em outros lugares”, reconhece Beatriz e Vitor completa, “a gente vê o nosso trabalho e estudo sobre patrimônio histórico sendo valorizado”.

O IAB Day, realizado pelo Núcleo Regional José Albano Volkmer – Erechim/RS do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/RS, tem a intenção de fomentar a criatividade de alunos e profissionais de Arquitetura e Urbanismo, incentivando a valorização do patrimônio histórico edificado e a discussão sobre a pluralidade que envolve seu uso. Nesta edição o concurso teve como foco o Castelinho, o prédio em madeira mais antigo da cidade, construído entre 1912 e 1915, que serviu para abrigar a Comissão de Terras do Estado do Rio Grande do Sul, órgão que projetou e demarcou as ruas e lotes de Erechim.