Pesquisador da FCE conquista prêmio nacional na área de Economia

O pesquisador do Programa de Pós-graduação em Economia da UFRGS (PPGE) Tomás Amaral Torezani foi anunciado como um dos vencedores do XXV Prêmio Brasil de Economia, que será entregue na cerimônia de abertura do XXIII Congresso Brasileiro de Economia, no dia 16 de outubro de 2019, em Florianópolis. Com o trabalho Evolução da produtividade brasileira: mudança estrutural e dinâmica tecnológica em uma abordagem multissetorial, o autor recebeu destaque como primeiro colocado na categoria Tese de Doutorado.

A tese de Torezani abrange um conjunto de elementos que têm o fim de indicar o papel fundamental da mudança estrutural e do catch-up tecnológico para o aumento da produtividade, uma das variáveis mais importantes para o crescimento econômico a longo prazo. A partir de uma abordagem multissetorial, o trabalho destaca características mesoeconômicas do processo de desenvolvimento de várias economias, dando atenção especial à brasileira.

Os resultados da pesquisa indicam que o padrão de especialização produtiva e a redução da brecha tecnológica em relação à fronteira mundial são responsáveis por ditar o ritmo e a direção do processo de desenvolvimento de uma economia, afetando o dinamismo da produtividade e a sustentação de trajetórias virtuosas de crescimento econômico.

Para Tomás, receber o Prêmio Brasil de Economia demonstra um importante reconhecimento pelo trabalho que desenvolveu ao longo do curso de doutorado no PPGE com os orientadores André Moreira Cunha e Henrique Morrone, e o impulsiona a seguir sua agenda de pesquisa nessa área. O autor avalia que a premiação pela tese, que já havia sido aprovada com louvor pela banca examinadora, reforça a contribuição do estudo para área e a importância do ensino público de qualidade oferecido pela UFRGS.

O Prêmio Brasil de Economia é uma iniciativa do Conselho Federal de Economia (Cofecon), que é responsável pela fiscalização profissional de cerca de 230 mil economistas brasileiros. A ideia da premiação – que elege as melhores produções nas categorias Livro de Economia, Tese de Doutorado, Dissertação de Mestrado, Artigo Técnico ou Científico e Graduação – é incentivar a investigação econômica e estimular economistas e estudantes de Economia a desenvolverem pesquisas voltadas para o conhecimento da realidade brasileira.

A lista com os títulos de todos os trabalhos vencedores e os nomes de seus respectivos autores está disponível no site do Cofecon. A tese completa de Torezani pode ser consultada aqui. Para obter mais informações sobre a pesquisa, entre em contato pelo e-mail tomaz_torezani@hotmail.com.

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.