Curso de Relações Internacionais da UFRGS é o melhor do Brasil, segundo Enade

A graduação em Relações Internacionais da UFRGS obteve o maior conceito do Enade no Brasil, destacando-se entre todas as graduações de Relações Internacionais do país. Entre os cursos da FCE, também foram classificados Ciências Contábeis, com o melhor conceito da região Sul do Brasil, e Ciências Econômicas, com a melhor avaliação do Rio Grande do Sul.

Os resultados foram divulgados na sexta-feira, 4 de outubro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia, a cada três anos, o rendimento de graduandos do ensino superior em todo o território nacional.

A edição de 2018 do Exame considerou 29 cursos. Desses, 12 são ofertados pela UFRGS: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design Visual e de Produto, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais e Serviço Social. Todos foram classificados com conceito 4 ou 5, os mais altos. A exceção é o curso de Administração Pública, que ficou sem conceito devido ao número insuficiente de participantes.

Além de Relações Internacionais, a UFRGS teve outros dois cursos listados como os melhores do Brasil: Design e Serviço Social. Todos os dados relativos à avaliação estão disponíveis no site do Inep. A planilha com os conceitos do Enade pode ser acessada na área de resultados do site do Instituto. O relatório específico sobre a UFRGS pode ser consultado aqui.

Código Curso Enade Enade faixa
45005 Ciências Contábeis 4,7444 5
13714 Ciências Econômicas 3,4955 4
66465 Relações Internacionais 5,0000 5

 

Instituições públicas x privadas

Na edição de 2018 do Enade, 8.821 cursos foram avaliados de um total de 1.791 instituições de educação superior públicas (227) e privadas (1.564), nas modalidades presencial e a distância. Conforme os dados divulgados pelo MEC, apenas 3,3% dos cursos da rede privada obteve a nota máxima. Entre as universidades públicas, o percentual de cursos com nota 5 é significativamente maior: 20,3%. Se forem considerados todos os cursos que participaram do exame, incluindo rede pública e privada, menos de 6% atingiram a nota máxima.

 

*Com informações do Ministério da Educação e do Guia do Estudante Abril

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.