Atividade Orientada

O currículo do curso de Biotecnologia possui duas disciplinas de Atividade Orientada, sendo elas:

ATIVIDADE ORIENTADA I – BTC99002 e

ATIVIDADE ORIENTADA II – BTC99003

 

Procedimentos gerais da disciplina

  1. Os horários e locais das aulas deverão ser acertados entre o docente responsável por cada turma e pelos alunos nela matriculados. O horário cadastrado da atividade é para a apresentação dos trabalhos finais da disciplina na forma de seminários e a ordem delas serão definidas em tempo pela COMGRAD-BTC.
  2. Os alunos de cada turma deverão realizar um trabalho em grupo ou individual sobre um tema proposto com orientação de um docente do curso de biotecnologia. O tema proposto deverá abordar a área de biotecnologia molecular ou bioinformática e ser desenvolvido na forma de um projeto de pesquisa.
  3. Os projetos deverão contemplar os seguintes itens: introdução; justificativa do tema(s) selecionado(s); formulação de uma hipótese de trabalho e proposição de abordagens experimentais para teste da hipótese formulada; e discussão.
  4. Os projetos elaborados pelos alunos, individualmente ou em grupo, deverão ser apresentados na forma de seminários, nas datas marcadas para tanto (ver cronograma da disciplina). Cada grupo de alunos (correspondente a uma turma da disciplina) terá de 15 a 20 min para sua apresentação. Nas apresentações dos seminários, a presença será obrigatória para todos os alunos, sendo ela levada em conta na avaliação.
  5. Conforme definido pela COMGRAD-BTC, para as disciplinas de Atividade Orientada I e Atividade Orientada II, o número máximo de alunos por turma (ou professor) é de 3 (três). Assim, cada professor não necessitará dividir sua atenção com mais de 3 alunos. Isso atende aos objetivos de
    1. (i) proporcionar atendimento o mais individualizado possível para os alunos por parte do professor;
    2. (ii) proporcionar melhor aproveitamento das atividades por parte dos alunos; e
    3. (iii) divulgar ao máximo possível as linhas de investigação de todos os docentes participantes da disciplina, lembrando que, ao final do semestre, todos os alunos, de todas as turmas, deverão compartilhar com todos os seus colegas as atividades desenvolvidas por eles.

 

Componentes da Avaliação:

1. Avaliação do professor orientador (desempenho ao longo do semestre e avaliação de projeto) = 60% da nota final.
2. Avaliação da apresentação oral de seminário = 20% da nota final.
3. Avaliação da participação (frequência ao longo de toda a disciplina, inclusive nas apresentações de seminários) = 20% da nota final.

 

CRONOGRADA DAS DISCIPLINAS:

Semana Título Conteúdo
1 Introdução Em horário acordado entre o professor orientador e o aluno. Apresentação dos tópicos e divisão dos alunos em grupos.
2 a 4 Pesquisa em grupo e escolha dos modelos de estudo. Em horário acordado entre o professor orientador e o aluno. Os alunos deverão pesquisar e estabelecer os sistemas de estudo a serem desenvolvidos na disciplina.
Deverá ter o acompanhamento do docente responsável pelo grupo de alunos.
6 Reunião Em horário acordado entre o professor orientador e o aluno. Reunião com orientador para discutir o andamento do trabalho.
6 a 8 Desenvolvimento do assunto orientado. Em horário acordado entre o professor orientador e o aluno. Os alunos deverão realizar o desenvolvimento do assunto orientado.
9 Reunião com orientador. Em horário acordado entre o professor orientador e o aluno. Os alunos deverão realizar nova reunião com o professor orientador para avaliar o desenvolvimento do trabalho.
10 a 12 Desenvolvimento do assunto orientado. Em horário acordado entre o professor orientador e o aluno. Os alunos deverão continuar e finalizar o trabalho orientado.
13 a 15 Reunião com o orientador e entrega do projeto. Em horário acordado entre o professor orientador e o aluno. Os alunos deverão em reunião com o professor orientador finalizar o trabalho e entregar a copia final.
16 a 18 Apresentação do projeto na forma de seminários. No horário cadastrado de aula. Os alunos deverão apresentar na forma de seminários para a turma e os orientadores. Cada grupo terá 15 minutos para sua apresentação onde serão avaliados.
19 Atividade de recuperação Atividade de recuperação.