Trabalho de Conclusão de Curso – BIOTEC

A matrícula nas atividades de TCC é feita pelo site da COMGRAD, estando sob a responsabilidade da COMGRAD a sua gerencia.

Importante a leitura das Resoluções de TCC para conhecimento das regras: Decisão 01/2014 CGBTC.

O prazo de matrícula é determinado pela secretaria, estando destacado abaixo:

Prazo de matrícula:

(2 semanas antes até 2 semanas do inicio das aulas)

2022-1

06/06/2022 a 27/06/2022

Ao final de cada semestre, será organizado um Seminário de Apresentação a ser disponibilizado nos links abaixo:

Cronograma Apresentações

 

Orientações específicas para a matrícula:

Para encaminhar a solicitação de matrícula, é necessário ter os pré-requisitos das atividades de TCC de acordo com o currículo vigente e encaminhar dois documentos:

  • Carta de Aceite/Solicitação de Matrícula – documento preenchido e assinado tanto pelo orientador quanto pelo aluno. O aluno deverá fazer o carregamento (upload) da Carta de Aceite/Solicitação de Matrícula na seção de matrícula no TCC do site;
  • Projeto de Pesquisa a ser desenvolvido (folha de rosto contendo título, nome do autor e do orientador). No projeto devem constar: justificativa, objetivos, metodologia, cronograma e bibliografia (exemplo e roteiro do projeto)

Após efetuar a solicitação de matrícula online, acompanhar no portal o registro da matrícula a ser realizado até uma semana após o término do prazo de matrícula.

Confirmada a matrícula, os alunos devem ler atentamente a Resolução do TCC para conhecimento dos prazos do TCC, não cabendo a COMGRAD a responsabilidade de atualização quanto aos prazos. Para auxiliar, segue abaixo um quadro resumido dos prazos:

Modificação do Projeto apresentado no momento da matrícula Até 60 dias antes do início do Seminário de Apresentação
Indicação de Co-Orientador  pelo Orientador (se aplicável) Até 45 dias antes do início do Seminário de Apresentação
Indicação da Banca Examinadora pelo Orientador Até 30 dias antes do início do Seminário de Apresentação
Envio do TCC (físico ou digital) para a Banca Examinadora Até 15 dias antes do início do Seminário de Apresentação
Parecer redigidos pelo Orientador e Banca Examinadora Até o Seminário de Apresentação

Ao final da atividade, o aluno deve redigir um trabalho de conclusão (TCC) na forma de uma monografia ou de um artigo científico, no qual constem os resultados obtidos através do desenvolvimento do seu projeto de pesquisa.

 

Normas para a Formatação/Elaboração do Trabalho de Conclusão:

A Comissão de Graduação orienta a que sejam utilizadas as normas gerais da ABNT para a elaboração de monografias e trabalhos acadêmicos. Não há normas específicas diferenciadas no âmbito do Curso de Biotecnologia. Em caso de adotarem o formato de artigo científico, deve-se seguir as normas de formatação e estruturação do periódico científico escolhido. O artigo científico deve conter na folha de rosto o nome do periódico que serviu de referência para sua formatação e estruturação. O formato de Artigo Científico deverá conter: uma Introdução geral, o Artigo no formato da revista escolhida e uma Discussão geral. A Introdução geral e Discussão geral deverão ser em Língua Portuguesa.

 

( ) Ordem correta da apresentação do trabalho (Monografia): capa, folha de rosto, ficha catalográfica, folha de aprovação, resumo, palavras-chave, sumário, introdução (justificativa e objetivos), desenvolvimento (referencial teórico, métodos, discussão e análise), conclusão (considerações finais), referências, apêndices, anexos.

( ) Ordem correta da apresentação do trabalho (Artigo): capa, folha de rosto com a indicação do periódico, ficha catalográfica, resumo, introdução geral, artigo no formato do periódico escolhido, discussão geral, referências, apêndices, anexos.

 

Clique aqui para acessar o modelo de trabalho acadêmico de acordo com as normas da ABNT disponibilizado pelo Sistema de Bibliotecas da UFRGS em versões compatíveis para Word e LibreOffice. Para maiores informações, podem acessar o Manual de Normas ABNT da Biblioteca do IBIO clicando aqui.

Clique aqui para acessar Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica para Teses, Dissertações e TCCs da UFRGS. Em caso de dúvidas, clique aqui para maiores instruções quanto ao preenchimento do formulário.

 

Duração das Apresentações:

A apresentação do aluno tem duração máxima de 20 (vinte) minutos, com mais 10 (dez) minutos no máximo para discussão.

 

Após a Apresentação do TCC:

Após o término do Trabalho de Conclusão e depois de feitas, pelo aluno, as alterações propostas pela banca examinadora, o mesmo deve entregar a versão em PDF do seu TCC juntamente com o termo de confirmação de correção de TCC, que deve ser assinado pelo orientador, e o Termo de Autorização para que o trabalho possa ser disponibilizado para consulta no Repositório Institucional da Universidade – LUME. A entrega destes documentos é necessária para a apropriação do conceito, devendo ser feito conforme instruções até o prazo determinado pela COMGRAD.

 

Clique aqui para acessar o modelo para Termo de Correção do TCC (documento pode ser escaneado ou assinado digitalmente).

 

Clique aqui para PDF editável do Termo de Autorização do LUME.

Lembrando que, enquanto perdurar o ERE, o Termo de Autorização será aceito:

• somente em sua versão digital;
• com a obrigatoriedade da assinatura do(a) aluno(a);
• sendo facultativa a assinatura do(a) orientador(a);
• sem assinatura do(a) bibliotecário(a) e carimbo que confirma o recebimento dos arquivos eletrônicos e do próprio Termo;
• os termos não deverão ser impressos para ser entregues posteriormente.

Em caso de não autorizar a publicação imediata, deve ser preenchida a data para publicação (prazo máximo de 2 anos), a justificativa para a não publicação e o envio de um resumo estendido para a publicação no meio tempo.

 

EVITE ESSES ERROS COMUNS!
( ) Arquivo em .pdf sem proteção.
( ) Título confere com os termos de Autorização e de Correção.
( ) Nome do autor confere com os termos de Autorização e de Correção.
( ) Nome do orientador confere com os termos de Autorização e de Correção.
( ) Termo de Autorização está assinado pelo discente.
( ) Termo de Correção está assinado pelo orientador.