Estágio – BIOTEC

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO é uma Atividade de Ensino cujo vínculo de matrícula pode agora ter duração de 01 (um) ou 02 (dois) semestres. O Estágio Supervisionado será realizado em instituições/empresas da área de Biotecnologia ou de área afim, sob supervisão simultânea de um profissional (Supervisor) da própria instituição/empresa e de um docente (Orientador) indicado pela Comissão de Graduação.

 

Clique aqui para baixar uma Carta de Apresentação do Curso de Biotecnologia para ser apresentado às empresas.

 

Caso o estágio supervisionado seja realizado na UFRGS, terá que ser em área diferente da área em que realizou o TCC ou a Iniciação Científica. O descumprimento dessa regra implicará em reprovação no estágio.

 

A matrícula nas atividades de Estágio é feita pelo site da COMGRAD, estando sob a responsabilidade da COMGRAD a sua gerencia.

Importante a leitura das Resoluções de Estágio para conhecimento das regras: Decisão 01/2016 CGBTC.

O prazo de matrícula é determinado pela secretaria, estando destacado abaixo:

Prazo de matrícula:

(2 semanas antes até 2 semanas do inicio das aulas)

2022-1

06/06/2022 a 27/06/2022

Ao final de cada semestre, será organizado um Seminário de Apresentação a ser disponibilizado nos links abaixo:

Cronograma Apresentações

 

Orientações específicas para a matrícula:

Para encaminhar a solicitação de matrícula, é necessário ter os pré-requisitos do currículo vigente, destacado abaixo.

A. a conclusão de 130 créditos obrigatórios do Curso de Biotecnologia.

 

A matrícula é efetivada após carregamento (upload) do Requerimento de Matrícula, dentro do prazo informado acima.

Após efetuar a solicitação de matrícula online, acompanhar no portal o registro da matrícula a ser realizado até uma semana após o término do prazo de matrícula.

Confirmada a matrícula, os alunos devem ler atentamente as orientações do Estágio disponíveis  na Decisão 01/2016 CGBTC.

 

Após a matrícula, o aluno pode encaminhar a solicitação de Homologação de Estágio, sendo exclusivamente por meio eletrônico, através de peticionamento no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) através do envio do Termo de Compromisso de Estágio – TCE.

Todo o detalhamento, documentação e procedimento para a Homologação do Estágio Obrigatório no Brasil está disponível no o site do TUA UFRGS.

 

Passo a passo para a Homologação do Estágio Obrigatório:

  1. O aluno preencherá o Termo de Compromisso de Estágio e o Plano de Atividades e o salvará em formato PDF;
  2. O aluno preencherá o Formulário de Declaração do aluno neste link e o salvará em formato PDF;
    • Lembrando, deve ser calculado a duração do estágio de acordo com a carga horária semanal e total das atividades, sempre lembrando que a partir a abertura do processo SEI deve haver um prazo mínimo de 8 (oito) dias úteis, para o início da vigência do estágio.
  3. Com estes documentos preenchidos, acesse aluno.sei.ufrgs.br e faça o login (cartãoUFRGS@ufrgs.br) e senha, conforme orientações do Guia rápido SEI Aluno;
  4. Acesse Menu (no topo da página à direita) e após acesse a aba Peticionamento > Processo Novo (à esquerda da página). Escolha o tipo de processo Graduação: Homologação de TCE obrigatório
  5. Preencher na Especificação seu nome e cartão e clicar em “
  6. , salvando após o completar;
  7. Anexar como Documentos Essenciais o Termo de Compromisso de Estágio e a Declaração já preenchidas em PDF;
    • Caso o supervisor do estágio nunca tiver orientado um estágio da Biotecnologia anteriormente, anexar como Documento Complementar o seu Curriculum Vitae ou Curriculum Lattes para credencialmento junto a COMGRAD;
  8. Clique em peticionar e para concluir o peticionamento, realize a assinatura eletrônica da solicitação: selecione a opção aluno para cargo/função, coloque sua senha do portal e então clique em assinar ou pressione a tecla enter.
  9. O processo será encaminhado automaticamente para a Divisão de Estágios da Graduação (DEMA) que irá requerer as assinaturas eletrônicas da COMGRAD e da Concedente.
    • A Concedente (representante e supervisor) precisa efetuar previamente o cadastro como usuário externo do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) conforme orientações neste link.
  10. . Se houver alguma questão a ser esclarecida, o aluno será contatado pelo e-mail cadastrado no portal do aluno.
  11. Uma vez assinado o TCE, eletronicamente, por todas as partes, a DEMA o encaminhará, por e-mail, para o aluno para que possa enviá-lo à concedente, estando, assim, apto a iniciar o estágio na vigência estipulada.

Mais informações no Tutorial disponível no TUA UFRGS.

 

Conforme descrito nos procedimentos listados no site do TUA UFRGS, você deverá providenciar o TCE, o Termo de Declaração Discente, e a Declaração do Aluno que deverão ser preenchidos no Word (ou outro editor de texto compatível) e convertidos em formato PDF sem assinaturas para anexação no SEI Aluno.

Atenção: Caso a concedente utilize o seu próprio modelo de TCE você deverá providenciar uma cópia do Anexo do TCE da UFRGS, que é o Plano de Atividades, corretamente preenchida juntamente com seu (sua) Supervisor (a)  do estágio, e o documento deverá ser anexado no SEI junto com o TCE.

 

Organização da Carga Horária:

Duração de 375 horas. Sendo:

A. 330 horas de estágio presencial na instituição escolhida;

B. 40 horas destinadas à elaboração da apresentação do Seminário de Conclusão da atividade;

C. 05 horas de participação em uma sessão (um turno) de apresentação de Seminários de Conclusão de Estágio no semestre em que estiver matriculado.

Contudo, em situações específicas avaliadas e aprovadas pela Coordenação da Atividade, o vínculo de matrícula no estágio pode ter duração de 02 (dois) semestres, de modo a oportunizar a formalização do Termo de Compromisso de Estágio no período de férias. Logo, o aluno que objetiva realizar o estágio obrigatório durante as férias letivas, deve solicitar a matrícula na atividade no semestre imediatamente anterior. É fundamental informar a COMGRAD/BTC com antecedência sobre essa intenção.

 

Finalização do estágio:

A forma de entrega da ficha de avaliação final e da ficha de frequência deve ser acordada com o Professor Orientador da atividade:

A. Ficha de avaliação final;

B. Ficha de frequência do estagiário.

C. Apresentação do seminário em data estabelecida pela COMGRAD. (Clique aqui e confira o roteiro para a apresentação)

 

Rescisão de contrato (TCE):

O aluno que necessitar efetuar a rescisão de seu Termo de Compromisso de Estágio (TCE) deverá enviar por e-mail para a COMGRAD e para a DEMA informando os dados do desligamento.

 

Avaliação:

A avaliação do estágio será realizada pelo supervisor de estágio (50%) e pela banca no ato da apresentação do seminário do relatório de estágio (50%).

A não apresentação do seminário de conclusão na data e horário agendados resultará em reprovação por FF.

A COMGRAD/BTC, mediante a recomendação dos Orientadores ou Supervisores, poderá interromper o estágio, encaminhar o aluno para estágio em outra Instituição ou reprová-lo.

 

Maiores informações: clique em Decisão 01/2016 para visualização da Decisão da COMGRAD/BTC que regula a Atividade.