Créditos Complementares – BIO

O caráter das Atividades/Créditos Complementares “é o de flexibilização dos currículos, de forma a incentivar o discente a expandir sua formação para além da área de concentração do curso”.

O parecer da COMGRAD/BIO deverá contemplar, entre outros fatores, “o mérito acadêmico para o discente e para o Curso (de Ciências Biológicas)”.

Durante o decorrer de todo o Curso, o aluno deverá desenvolver Atividades Complementares, de sua livre escolha dentre as valoradas pelo Curso e de acordo com a Resolução Nº 24/2006 do CEPE  e Resolução 03/2020 da COMGRAD-Bio.

 

Para cada curso de Ciências Biológicas tem seus próprios créditos, descritos abaixo:

BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Créditos Obrigatórios: 134
Créditos Eletivos: 40
Créditos Complementares: 8
Créditos Convertidos: 44
Total: 226
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Créditos Obrigatórios: 187
Créditos Eletivos: 14
Créditos Complementares: 14
Créditos Convertidos: 20
Total: 235

Orientamos aos alunos abrir um único processo perto da colação de grau, considerando que pode ser modificada alguma regra durante a sua formação. O aluno deve solicitar a conversão dos créditos complementares com antecedência mínima de 60 (sessenta) dias da data em que pretende ter os créditos complementares registrados em seu Histórico Escolar. (Resolução 03/2020 – CG/BIO).

Para solicitar a conversão/liberação dos créditos complementares, o aluno deve abrir um único processo administrativo no SEI/UFRGS (Sistema Eletrônico de Informações da UFRGS). Caso necessário, o aluno poderá ser requisitado a se manifestar ou enviar novos documentos por e-mail.

Segue um passo a passo:

  • Separar todos os certificados, atestados, declarações, etc. de atividades complementares em uma pasta de trabalho;
  • Acesse aluno.sei.ufrgs.br e faça o login (cartãoUFRGS@ufrgs.br) e senha;
  • Acesse Menu (no topo da página à direita) e após acesse a aba Peticionamento > Processo Novo (à esquerda da página). Escolha o tipo de processo Graduação: Créditos complementares;
  • Preencher na Especificação seu nome e cartão e clicar em “
  • lencando os certificados e atestados separados no quadro desse documento, salvando após o completar;
  • Anexar todos os certificados separados em Documentos Essenciais e clique em peticionar;
  • Para concluir o peticionamento, realize a assinatura eletrônica da solicitação: selecione a opção aluno para cargo/função, coloque sua senha do portal e então clique em assinar ou pressione a tecla enter.
  • O aluno em Permanência, para obter a integralização dos créditos complementares, deve resgatar, junto ao
    DECORDI, o mesmo Processo de Liberação de Créditos Complementares encaminhado quando de sua primeira diplomação e reencaminhá-lo à COMGRAD/BIO anexando documentos comprobatórios adicionais de realização de atividades complementares.

Tutorial e ajuda: aqui

TIPOS DE ATIVIDADES EQUIVALÊNCIA HORAS/CRÉD.  COMPLEMENTAR
1) Atividades de extensão universitária, nas seguintes categorias e ordem de precedência:
a) participação ativa em projetos de extensão universitária, devidamente registrados nos órgãos competentes, como bolsista remunerado ou voluntário; 60h = 1 cr compl.
Com certificado de apresentação no Salão UFRGS
b) participação em comissão coordenadora ou organizadora de evento de extensão isolado, devidamente registrado nos órgãos competentes; 60h = 1 cr compl.
c) participação como agente passivo em cursos, seminários e demais atividades de extensão universitária, excluídas as atividades de prestação de serviços que envolvam remuneração de servidores docentes e/ou técnico-administrativos da UFRGS; 60h = 1 cr compl.
* No caso específico de cursos (ou assemelhados) de extensão com carga horária definida e que inclua avaliação de freqüência e desempenho, será atribuído 1 (um) crédito a cada 15 horas.
2) atividades de iniciação científica; 60h = 1 cr compl.
Com certificado de apresentação no Salão UFRGS
3) atividades de monitoria; 60h = 1 cr compl.
4) atividades desenvolvidas como Bolsa PET (Programa de Educação Tutorial), Bolsa EAD (Educação a Distância) e demais bolsas acadêmicas; 60h = 1 cr compl.
5) atividades de representação discente junto aos órgãos da Universidade, mediante comprovação de, no mínimo, 75% de participação efetiva; 15h = 1 cr compl. (assegurado o mínimo de 1cr por mandato)
6) disciplinas eletivas, quando excedentes ao número de créditos eletivos exigidos pelo Curso, cursadas com aproveitamento; 1cr exced. = 1cr compl.
7) disciplinas obrigatório-alternativas, quando excedentes ao número de créditos obrigatório-alternativos exigidos pelo Curso, cursadas com aproveitamento; 1cr exced. = 1cr compl.
8) disciplinas adicionais/extracurriculares, cursadas com aproveitamento; 1cr adic. = 1cr compl.
9) estágios não obrigatórios desenvolvidos com base em convênios firmados pela UFRGS; 30h = 1 cr compl.
10) disciplinas de outros cursos/habilitações ou ênfases de instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras, cursadas com aproveitamento e sem duplicidade de aproveitamento; 15 horas-aula = 1 cr compl.
11) participação efetiva e comprovada em semanas acadêmicas, programas de treinamento, (…) jornadas, simpósios, congressos, encontros, conferências, fóruns, atividades artísticas; 60h = 1 cr compl.
(evento realizado na UFRGS ou na Região Metropolitana/POA)
30h = 1 cr compl.
(evento realizado em outras regiões)
12) atividades desenvolvidas como Bolsa Permanência ou Bolsa Trabalho, no âmbito da UFRGS; 60h = 1 cr compl. (até o limite de 2 cr)
13) apresentação de trabalhos em eventos de natureza acadêmica e/ou científica; 1 cr por apresentação
14) atividade de docência em escola pública, privada, curso de idiomas ou curso preparatório, desde que não aproveitada para os Estágios de Docência em Biologia e em Ciências; 30h = 1 cr compl. (até o limite de 2 cr)
15) no caso de publicação em periódicos científicos ou capítulos de livros; 2 cr. por autoria
ou 1 créd. por coautoria
16) curso de idioma com controle de frequência (igual ou superior a 75%) e avaliação de desempenho; 30h = 1 cr compl.
17) participação em viagens de estudo organizadas pela UFRGS ou por outras IES; 1 cr por viagem
18) outras atividades propostas pelo discente, em qualquer campo de conhecimento. 60h = 1 cr compl.

 

* Nos casos em que a carga horária não estiver registrada no certificado, é considerada uma média de 6 (seis) horas diárias de atividades para o evento.

Para fins de incentivar a diversificação das atividades realizadas pelo estudante, os créditos complementares devem ser cumpridos por meio de, pelo menos, 2 (dois) tipos de atividades elencadas nos diferentes incisos da Resol. 24/2006 – CEPE e das Resol. 03/20 – CG/BIO.

Para comprovar atividades de INICIAÇÃO CIENTÍFICA e de AÇÃO DE EXTENSÃO, são necessários 2 (dois) documentos:
– Certificado de realização da atividade (emitido pela PROPESQ ou PROREXT).
– Certificado de apresentação no Salão (de IC ou de Extensão).

Os casos não previstos são avaliados pela COMGRAD/BIO, em observância às Resoluções Nos 24/2006, 50/2009 e 20/2010 do CEPE e às Resolução 03/2020 da CG/BIO.