Estratégia de Cooperação adotada durante reunião ministerial da ZOPACAS no Rio de Janeiro

Via:Gov.br

“Sob a condução do Brasil, países membros das ZOPACAS adotaram, nesta quinta-feira (9), no Rio de Janeiro, a primeira Estratégia de Cooperação da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS), com o objetivo de fortalecer a cooperação regional em meio ambiente marinho, segurança, ciência e desenvolvimento sustentável, entre outras áreas vitais para o desenvolvimento da região. A iniciativa foi formalizada durante a IX Reunião Ministerial do grupo, que reúne 24 países das duas margens do Atlântico Sul.

A reunião também marcou o início da presidência brasileira da ZOPACAS pelos próximos três anos, sucedendo Cabo Verde, e celebrou os 40 anos de criação do mecanismo, estabelecido em 1986 por resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas. A nova estratégia inaugura uma fase de atuação mais estruturada e orientada a resultados concretos, conforme apontado pelo Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em seu discurso.

‘A estratégia de cooperação do Rio de Janeiro inaugura uma atuação inovadora, com ações planejadas e participação ativa dos países membros’, afirmou o ministro.

Segundo ele, a construção de um Atlântico Sul seguro e sustentável exige colaboração permanente entre os países da região e compromisso com a proteção do meio ambiente marinho e a promoção do desenvolvimento sustentável. A Estratégia de Cooperação define 11 áreas prioritárias de atuação conjunta, com iniciativas voltadas ao fortalecimento da governança do oceano e ao desenvolvimento sustentável na região.

Entre os temas previstos estão:

Cooperação em defesa e segurança marítima
Pesquisa oceanográfica e mudança do clima
Conservação da biodiversidade marinha
Pesca sustentável e segurança alimentar
Proteção de infraestrutura crítica
Conectividade e integração logística entre países”

Leia mais aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *