110 anos: seminário propõe debate sobre sustentabilidade na FCE

Em 26 de novembro de 2019, a Faculdade de Ciências Econômicas completa 110 anos. Para comemorá-los, a FCE está preparando diversas celebrações, que incluem show de talentos, gincana e um seminário voltado para o debate sobre a gestão ambiental e a sustentabilidade na Unidade, que irá ocorrer no dia 25 de novembro, às 8h.

O seminário A sustentabilidade na Faculdade de Ciências Econômicas é fruto de parceria entre a FCE e a Assessoria de Gestão Ambiental da UFRGS (AGA/UFRGS), e marca o início de uma série de ações que visam ao comprometimento de todos os níveis da Faculdade para o desenvolvimento e bom desempenho do seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Os debates iniciados no evento ajudarão a formular propostas para percepção e melhorias do desempenho ambiental da Unidade, buscando desenvolver uma mudança cultural por meio de ações diárias.

O Seminário contará com a palestra Pegada de carbono do ambiente construído: conceitos e estudo de caso, com a Dra. Ana Carolina Badalotti Passuello (Engenharia Civil/UFRGS), e sua abertura será feita pela vice-diretora da FCE, Maria de Lurdes Furno da Silva. Além disso, o Dr. Darci Barnech Campani, coordenador da AGA, fará exposição sobre o Sistema de Gestão Ambiental da UFRGS.

A ideia do evento é o debate entre diferentes órgãos da FCE sobre os seus próprios aspectos e impactos ambientais – para tanto, são propostas conversas entre membros das comissões de graduação, pesquisa e e extensão. As conversas nortearão os próximos passos de um projeto de longo prazo desenvolvido, de forma conjunta, pela Faculdade e a AGA, que conta com o debate inicial, mapeamento ambiental e proposição de estratégias.

Além do Seminário, a AGA utilizará, na Unidade, a ferramenta de gestão LAIA (Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais) para examinar a ocorrência das causas potenciais em todos os espaços físicos da Faculdade, buscando recomendar ações corretivas que ajudem a reduzir esses impactos. A partir dos dados obtidos nesse levantamento, será aplicada a metodologia FMEA, modelo de análise de possíveis falhas de processos e produtos, priorizando-as em função do seu risco. Este modelo fornece um Índice de Risco Ambiental (IRA), calculado com base nos seguintes indicadores: gravidade do impacto, ocorrência da causa, grau de detecção e facilidade de implementação da ação recomendada.

Ao final do mapeamento, a AGA recomendará ações corretivas, priorizando as de maiores IRAs. Após um período de tempo, a FCE será reavaliada e, à medida que o IRA for modificado, verifica-se a evolução da Unidade no Sistema de Gestão Ambiental.

Sobre a Assessoria de Gestão Ambiental

A AGA é o órgão responsável pela elaboração, pela implementação e pelo acompanhamento do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da UFRGS. Está diretamente vinculada ao Gabinete do Reitor e tem por função gerenciar todos os programas e projetos em que se baseia o funcionamento do SGA, além de acompanhar todos os processos no âmbito da Universidade que apresentem aspectos relacionados a questões ambientais. 

A sua missão é planejar, implantar e monitorar a Política Ambiental da UFRGS, por meio do Sistema de Gestão Ambiental. O contato com a Assessoria de Gestão Ambiental da UFRGS pode ser feito através do email marcelo.zaro@ufrgs.br.

Sobre o evento, no caso de dúvidas, o contato é o email comunicafce@ufrgs.br ou o telefone 3308.4118.

Conheça o Sistema de Gestão Ambiental da UFRGS

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.