Cursos de licenciatura neste subprojeto:
-
- Filosofia
- Física
Objetivo geral:
-
- Qualificar a formação docente, com vistas ao estreitamento dos vínculos entre ?Educação básica e Universidade e à criação de condições favoráveis para a permanência desses estudantes em seus cursos e sua futura atuação docente.
- Inserção de licenciandos no espaço social das escolas da rede pública, proporcionando-lhes oportunidades de reconhecimento dos processos de gestão escolar e das diferentes dimensões de trabalho docente, articulando teoria e prática.
- Promover a observação crítica das práticas em sala de aula por parte dos alunos de iniciação à docência de organizar, planejar e relatar os processos desenvolvidos na sala de aula durante as observações, aprimorando suas competências de escrita.
- Promover a articulação interdisciplinar entre as áreas de Física e Filosofia na formação de docentes em nível superior, com o desenvolvimento e aperfeiçoamento recíprocos de competências lógico-argumentativas, de análise conceitual e epistemológica, bem como de compreensão histórica, por parte dos alunos de iniciação a docência.
- Contribuir para a valorização do magistério das escolas públicas de Educação Básica, através de iniciativas de formação continuada de professores da rede pública nas áreas de Física e Filosofia, assim como da criação de espaços de reconhecimento social do seu trabalho e de suas experiências.
- Fomentar a formulação de práticas didáticas inovadoras no ensino de Física e Filosofia na Educação Básica, promovendo uma maior integração entre os conhecimentos desenvolvidos nas respectivas licenciaturas e as práticas cotidianas da escola, beneficiando-se do diálogo interdisciplinar entre as duas áreas.
- Produzir e qualificar as produções dos licenciandos e dos professores do Ensino Fundamental, para oportunizar a publicização e socialização dos trabalhos discentes e docentes mediante participação em publicações e em eventos.
Ações:
-
- Práticas que promovam a integração entre teoria e prática, tendo como horizonte a realização de experiências de docência compartilhada.
- Práticas que promovam a articulação interdisciplinar entre as áreas de Física e Filosofia na formação de docentes, com o desenvolvimento e aperfeiçoamento recíprocos de competências lógico-argumentativas, de análise conceitual e epistemológica e de compreensão histórica.
PIBID Filosofia e Física
Alunos/Bolsistas: 24 com bolsa e 6 sem bolsa.
Docentes da UFRGS participantes:
- DANIELA BORGES PAVANI
- MARIA TERESINHA XAVIER SILVA
Escolas atendidas:
-
- C. E. Júlio de Castilhos
- E. T. E. Irmão Pedro
