Atividades Complementares

ATIVIDADES DE EXTENSÃO

Além dos vários projetos de pesquisa em parceria com a indústria, vários docentes do programa atuam como revisores de periódicos nacionais e internacionais e fazem parte de comitês organizadores de congressos nacionais e internacionais, participam ativamente de associações e conselhos profissionais como a Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ), Conselho regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-RS), Associação Brasileira dos Químicos e Técnicos da Indústria do Couro (ABQTIC) e Instituto Brasileiro de Tecnologia de Couro, Calçados e Artefatos (IBTEC); adicionalmente, vários docentes são membros de comitês técnicos e científicos de diversos órgãos governamentais, tais como ABNT, CNPq, CAPES e FAPERGS.

O PPGEQ e a ABEQ realizam palestras mensais sobre temas do interesse da Engenharia Química e da sociedade em geral. Estas palestras são gratuitas e permitem um fluxo contínuo de interação com a comunidade.
Em Outubro de 2010 foi iniciada mais uma forma de interação com a sociedade, como já relatado, através da Fundação da ISA-Estudantil Gaúcha, que conta comosócios alunos de graduação e pós-graduação. A diretoria desta entidade é composta por alunos de mestrado e doutorado do PPGEQ. Atualmente fazem parte da ISA-Estudantil Gaúcha as universidades UERGS, UNIPAMPA, UFSM e PUC e espera-se que outras universidades venham ampliar esta parceria. No âmbito das atividades realizadas, podem-se citar palestras e aulas práticas demonstrativas desenvolvidas pelos fabricantes de instrumentos e sistemas de controle.
De uma forma geral, no que se refere a estes relatos, é importante destacar a participação ativa do PPGEQ nestes eventos e entidades. Desde 2011, o Prof. Jorge Trierweiler atua como Vice-Presidente da ABEQ RS. Desde 2010 é o supervisor e fundador da ISA-Estudantil Gaúcha e Membro do IPC International Program Committee.

Projetos de extensão para prestação de serviços especializados são feitos pelo Laboratório de Estudos em Couro e Meio Ambiente (LACOURO) e Laboratório de Processamento de Resíduos (LPR). O LPR realiza coleta e análises de emissões atmosféricas (hidrocarbonetos, metais, metano, dioxinas e furanos, ácido clorídrico, cloro gasoso e gases). As fontes geradoras monitoradas estão localizadas em diversos locais no Brasil e as principais atividades solicitantes são de instalações de incineradores de resíduos hospitalares, aterros sanitários para controle de emissões de gases e pedreiras com emissão de particulados.

Os membros do PPGEQ também ministram cursos de pequena duração voltados ao setor industrial e outras universidades. O Professor Rafael de P. Soares ministra anualmente o módulo Modelagem de Processos Químicos do Programa Avançado de Controle e Otimização de Processos (PACOP) da Universidade Petrobras (UP). Além disto, também são oferecidos anualmente treinamentos sobre o simulador EMSO (desenvolvido no PPGEQ), também na UP. A Professora Isabel C. Tessaro ministra o curso de Processos de Separação por Membranas para indústrias que fazem uso desses processos e necessitam de treinamento para os seus técnicos.