Solidariedade, Nucleação e Visibilidade

Por ser o único programa de Pós-Graduação em Engenharia Química com mestrado e doutorado do Estado do Rio Grande do Sul, o PPGEQ tem colaborado com a qualificação de docentes das universidades e faculdades da região. Isto acaba em fortalecer tais cursos e deverá culminar na criação de novos programas de Pós-Graduação no sul do país. O PPGEQ está trabalhando para incrementar ainda mais sua participação neste quesito. A ampliação do ensino superior no país também tem colaborado para que diversos dos egressos do programa se coloquem como docentes de nível superior.

O PPGEQ tem, nos últimos anos, tem absorvido diversos alunos de mestrado egressos dos cursos de graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade Federal do Rio Grande. Além disto, tem recebido alunos de doutorado que têm a sua formação de mestrado nas mesmas universidades, em cursos afins. A partir de 2010 o PPGEQ passou também a absorver vários alunos de diferentes localidades do Estado e com formação de graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (UERGS) e da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Na página web do PPGEQ, constantemente atualizada, estão disponibilizadas informações sobre a estrutura do Programa, suas linhas e projetos de pesquisa, laboratórios, disciplinas oferecidas, calendário acadêmico, editais, critérios de seleção e formulários de inscrição.

No ano de 2014, o programa passou a contar com um novo sistema automatizado de inscrição de novos alunos. Este sistema, totalmente digital, dispensa o envio de documentação em papel e permite que o candidato acompanhe a situação da documentação encaminhada e o resultado da seleção. A experiência foi muito produtiva, ampliou a transparência do processo e facilitou o trabalho de avaliação. Aparentemente a modificação também foi muito bem recebida, ampliando a visibilidade do programa.

Na página do programa tem-se também acesso às edições dos eventos Oktoberfórum e seus anais. Além disto, tem-se acesso ao banco de teses da Universidade, com destaque às teses e dissertações do PPGEQ e toda produção do corpo docente. A participação dos docentes do programa em associações e conselhos profissionais (Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ), Conselho regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-RS), Associação Brasileira dos Químicos e Técnicos da Indústria do Couro (ABQTIC) e Instituto Brasileiro de Tecnologia de Couro, Calçados e Artefatos (IBTEC) contribui para a divulgação do curso na sociedade e para sua visibilidade.

Outra contribuição para a visibilidade do PPGEQ/UFRGS é aplicação de ferramentas e técnicas desenvolvidas dentro do programa em ambientes industriais, tais como Petrobras e Braskem, e ambientes acadêmicos. A título de exemplo, atualmente, mais de 20.000 pesquisadores diferentes de todo o mundo já se cadastraram para acessar o simulador de processos EMSO.

A seguir estão listadas atividades importantes que contribuíram para a visibilidade do programa:

      1. LUCHESE, CLÁUDIA LEITES ; Spada, Jordana Corralo ; Tessaro, Isabel Cristina . Embalagem muda de cor em contato com produto estragado. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista);
      2. LUCHESE, CLÁUDIA LEITES ; Spada, Jordana Corralo ; Tessaro, Isabel Cristina . Pesquisadoras desenvolvem embalagens à base de amido e resíduos de mirtilo. 2018; Tema: Desenvolvimento de embalagens inteligentes;
      3. LUCHESE, CLÁUDIA LEITES ; Spada, Jordana Corralo ; Tessaro, Isabel Cristina . Pesquisadora da UFRGS cria embalagem biodegradável que muda de cor conforme validade do produto. 2018; Tema: Desenvolvimento de embalagens inteligentes.