As Engenharias Química e de Alimentos têm em comum um grande número de Operações Unitárias que representam aplicações específicas dos Fenômenos de Transporte. Em função disso, a Linha de Pesquisa Fenômenos de Transporte e Operações Unitárias engloba duas grandes áreas: os estudos relacionados aos processos químicos e aqueles relacionados aos processos alimentícios.
Nos processos químicos, uma grande fração de energia consumida ocorre na etapa de refino ou de separação. Isto estimula a pesquisa, tanto para o desenvolvimento de novas tecnologias, como também para a melhoria das já existentes, buscando sempre a redução de custo pela minimização de consumo de materiais e de energia, pela adição de valor agregado, pela purificação e redução de resíduos e pela reutilização de insumos.
Em relação aos processos alimentícios, a habilidade da indústria de continuar a oferecer aos consumidores produtos seguros e com alta qualidade depende da melhoria de processos correntes e do estudo de novas tecnologias. Além disso, os alimentos são materiais complexos que podem ter suas propriedades modificadas durante o processamento; o estudo dessas propriedades e de como elas variam de acordo com as variáveis do processo são também de fundamental importância.
A preocupação com preservação do meio ambiente pela redução da geração de resíduos, efluentes e emissões gasosas está presente em todas as pesquisas do grupo. A difusão dos princípios de desenvolvimento sustentável é apresentada através do desenvolvimento de processos e técnicas voltados à minimização de geração de efluentes, ao tratamento e ao reuso de diversos rejeitos industriais.
Objetivos
- Aumentar o conhecimento sobre tecnologia convencional de separação líquido-gás aplicado aos processos específicos, buscando os parâmetros de processo que otimizem o desempenho do sistema para as aplicações de interesse industrial.
- Desenvolver tecnologias não convencionais de separação, buscando dar maior valor agregado aos produtos (processos de separação com membranas e extração com fluidos supercríticos).
- Desenvolver tecnologias não convencionais de separação, buscando recuperação de água industrial e tratamento de água para diversos fins.
- Desenvolvimento de processos híbridos biotecnologia-membrana, buscando novas rotas de obtenção de produtos e processos, voltados para aproveitamento de subprodutos e de resíduos industriais.
- Avaliação e aproveitamento de nutrientes obtidos de subprodutos e resíduos da indústria de alimentos.
- Análise, extração e purificação de nutrientes recuperados de subprodutos e resíduos do processamento de alimentos.
- Desenvolvimento e avaliação de alimentos com características nutricionais especiais.
- Estudo do efeito do processamento e armazenamento na estabilidade de nutrientes dos alimentos. Estudo da cinética de destruição de compostos nutricionais como vitaminas, provitaminas e compostos fenólicos em função do processamento e armazenamento dos alimentos. Estudo das alterações dos componentes do alimento. Formulação de propostas tecnológicas visando preservar macro e micronutrientes.
- Avaliação da funcionalidade e aplicação de proteínas e outros biopolímeros em alimentos. Microencapsulação de aditivos alimentares (corantes, acidulantes, agentes de sabor e microorganismos) e filmes comestíveis.
- Utilização de tecnologias avançadas (ozônio e aquecimento ôhmico) para o armazenamento e processamento de alimentos.
- Desenvolvimento de tecnologias visando o aproveitamento de frutas e hortaliças nacionais e produção de novos produtos.
- Otimização de processos.
- Estudo de Separações Físicas:
- destilação extrativa e azeotrópica: obtenção de substâncias puras (Etanol Anidro);
- purificação de ácidos orgânicos por extração com solvente;
- recuperação de proteínas por precipitação.
- Extração e caracterização de carboidratos e polissacarídeos de fontes vegetais: produção, modificação, propriedades reológicas, modificações na estrutura e aplicações.
- Obtenção e caracterização de corantes naturais obtidos de plantas brasileiras. Extração/ purificação e estabilidade de pigmentos naturais. Co-pigmentação.
- Estudo bioquímico de compostos biologicamente ativos presentes em alimentos funcionais e in natura e seus efeitos biológicos.
- Engenharia de Processos na Indústria de Alimentos. Desenvolvimento de novos produtos e processos. Engenharia e otimização viabilidade econômica.
- Tecnologia de extração supercrítica aplicada ao processamento de produtos naturais. Estudo dos diferentes aspectos relacionados aos processos de extração, fracionamento e purificação de produtos naturais (óleos essenciais, aromas, corantes, vitaminas e similares) com dióxido de carbono pressurizado.
Temas de dissertação
- Processos de Separação por Membranas
- Processos de Separação Líquido-Gás
- Extração com Fluidos Supercríticos
Laboratórios envolvidos
- LADENMP – Laboratório de Desenvolvimento de Novos Materiais e Processos
- LASEM – Laboratório de Separação por Membranas
- LASOP – Laboratório de Separação e Operações Unitárias
- LATEM – Laboratório de Tecnologia de Embalagens e Desenvolvimento de Membranas
- LATEPA – Laboratório de Tecnologia e Processamento de Alimentos
- LATEQ – Laboratório de Tecnologia Química
- CA – Central Analítica
Professores
- Profª Aline Schiling Cassini
- Profª Isabel Cristina Tessaro
- Profª Lígia Damasceno Ferreira Marczak
- Profª Liliana Amaral Féris
- Profª Liliane Damaris Pollo