Bolsas e Auxílios

BOLSAS DE ESTUDO

Os alunos do Curso de Pós-Graduação poderão receber bolsas de estudos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) ou de outras agências governamentais, dependendo da disponibilidade.

O Curso recebe quotas de bolsas de cada agência e as distribui entre os alunos de acordo com os critérios estabelecidos pela Comissão de Pós-Graduação. Tem sido política do PPGEQ e das Agências a distribuição de bolsas somente para os alunos que possuam o compromisso de se dedicarem em tempo integral ao PPGEQ, que não exerçam outra atividade remunerada e tenham um bom rendimento nas atividades do programa.

As bolsas de mestrado têm a duração de 24 meses e as de doutorado 48 meses. Alguns professores orientadores dispõem de cotas de bolsa de projetos submetidos ao CNPq através de editais específicos e/ou bolsas de projetos ligados à empresas. Estas bolsas são de responsabilidade de cada orientador.

Os alunos interessados em bolsa devem preencher os requisitos do programa no momento da implementação da bolsa (rendimento mínimo nas disciplinas fundamentais). Verifique com o professor se ele tem cota de bolsa disponível no programa. Caso o rendimento mínimo nas disciplinas fundamentais não seja atingido pelo aluno no momento de entrada no programa, o mesmo pode inscrever-se novamente no edital para concorrer à bolsa. Disciplinas já cursadas serão avaliadas para aumento da pontuação no processo.

AUXÍLIO PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS

Auxílios de fomento à pesquisa e à participação de seus alunos em eventos científicos para professores e alunos da UFRGS são concedidos pela Pró-reitoria de Pesquisa (PROPESQ).

As normas e editais para participação podem ser encontrados na página da PROPESQ.