Biblioteca

O Sistema de Bibliotecas da UFRGS (SBU) é constituído por uma Biblioteca Central e 32 bibliotecas setoriais especializadas em diferentes áreas do conhecimento.

A principal biblioteca utilizada pelo PPGEQ é a Biblioteca da Escola de Engenharia (BIBENG), localizada no campus central próxima às instalações do DEQUI/PPGEQ. A BIBENG foi recentemente reformada e conta com uma área de 1.300m2, adaptada para facilidades de acesso físico e com cobertura integral de rede sem fio. Disponibiliza variados espaços para estudo, pesquisa e lazer em ambientes totalmente climatizados e com confortáveis acomodações (120 assentos), além de uma sala de videoconferências. O acervo é constituído por 32.500 livros e 1.413 títulos de periódicos, sendo essas suas coleções mais importantes, embora disponibilize, também, normas técnicas nacionais e internacionais, CD-Roms, DVDs e outros materiais bibliográficos, cobrindo assuntos da área de Engenharia e correlatos de excelente qualidade técnica.

No que diz respeito à informatização, a Biblioteca da Escola de Engenharia possui o registro e processamento técnico do seu acervo totalmente automatizado. A base de dados SABi – Sistema de Automação de Bibliotecas, catálogo on-line das bibliotecas da Universidade, está disponível para consultas através da Internet. A informatização proporcionou maior agilidade e rapidez no atendimento aos usuários e estabeleceu um canal de comunicação rápido e ágil entre biblioteca-usuário com o uso do e-mail. A possibilidade de realizar operações pela Internet proporcionou um crescimento expressivo no número de renovações e de reservas de documentos, demonstrando a adesão dos usuários ao uso dos recursos do sistema.

A Biblioteca dispõe de equipamentos interligados à Internet e participa de programas cooperativos e de redes de informação, em âmbito regional e nacional:

  1. PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES: oferece acesso ao texto completo de artigos de mais de 11.302 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, e a mais de 90 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet, tais como, WEB of SCIENCE, SCIFinder Scholar (Chemical Abstracts), COMPENDEX, CSA, METADEX, base de dados de patentes industriais, DERWENT INNOVATIONS INDEX, editores, distribuidores e outros links;
  2. PROGRAMA COMUT: que consiste na solicitação e envio de fotocópias de documentos entre bibliotecas do País, utilizando ainda o serviço do British Library DocumentSupply Centre;
  3. BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD): que é uma base de dados de âmbito nacional que reúne as teses e dissertações defendidas no Brasil e por brasileiros no exterior. Busca integrar os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, bem como estimular o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico.

Qualquer discente, docente ou servidor que esteja conectado em qualquer um dos computadores da universidade é automaticamente autorizado para acessar qualquer uma das bases de dados acima citadas. O acesso também é permitido de ambientes externos se utilizado o sistema de Proxy da Universidade.

Se autorizado pelos autores, de forma muito ágil a biblioteca da universidade cataloga e disponibiliza a versão eletrônica das teses e dissertações produzidas no programa. Estas ficam disponíveis em modo de acesso livre na internet (arquivo PDF) no sistema LUME.