Inserção social

O PPGEQ se insere na sociedade abrigando cada vez mais alunos de mestrado e doutorado com origem em diferentes municípios do Rio Grande do Sul e de outros estados Brasileiros.
Os docentes do programa também estão sempre presentes em congressos, feiras científicas, eventos da área, representando a comunidade acadêmica nos mais diversos segmentos da sociedade.

Como característica do programa, a direta aplicação das pesquisas desenvolvidas em ambientes industriais, também é um importante fator de inserção. Outra forma inserção social é o apoio ao empreendedorismo por parte dos egressos. Tal apoio, já mencionado em avaliações anteriores, já possibilitou a abertura e consolidação de duas empresas na região.

Através do Programa Portas Abertas promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, os professores e alunos do DEQUI/PPGEQ mostram aos alunos do ensino médio e fundamental os trabalhos e pesquisas realizados. Este evento ocorre uma vez ao ano e os alunos das mais variadas escolas do Rio Grande do Sul visitam os laboratórios e assistem a palestras. Através deste evento, as ações do PPGEQ são divulgadas, promovendo interação entre os diferentes grupos acadêmicos. Este evento tem se consolidado com o passar dos anos.