Proficiência

Para defender o aluno deverá ter proficiência em língua inglesa, para o curso de Mestrado, e de língua inglesa e um dos seguintes idiomas: francês, alemão, espanhol ou italiano para o curso de Doutorado. No caso de alunos estrangeiros, exige-se a proficiência em português para o curso de Mestrado e de português e outro idioma (francês, alemão, espanhol ou italiano) para o curso de Doutorado, desde que não seja a língua do país de origem do aluno.

Os alunos de mestrado deverão realizar o exame de proficiência durante o primeiro ano de curso. Os alunos de doutorado deverão realizar os dois exames no prazo máximo de dois anos.

A UFRGS oferece o teste de proficiência através do CAPLLE, onde também são encontradas as diretrizes para equivalência de provas de proficiência.

O Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão (NELE) do Departamento de Línguas Modernas do Instituto de Letras da UFRGS oferece cursos de línguas em diferentes modalidades e horários atendendo às necessidades da comunidade em geral: alemão, espanhol, francês, grego clássico, inglês, italiano, japonês, latim, português-leitura e produção textual e russo. As vagas são apresentadas em editais semestrais e mais informações sobre os cursos podem ser obtidas na página do NELE.