Visita professor português na EA/UFRGS

24/08/2006

No dia 23 de agosto, o professor português, Vitor Gonçalves irá visitar a EA/UFRGS.

Na ocasião, o professor ministrará a palestra “Que gestão para nosso tempo”, às 10h, na sala 108.
Durante a tarde, o professor fará uma reunião com os pesquisadores da EA/UFRGS, na sala 108 da Escola, para falar sobre temas de pesquisa e oportunidade de interação.

As 18h, o professor estará presente no lançamento do livro “Mosaico do Trabalho na sociedade Contemporânea: persistências e inovações”, organizado pela professor Valmiria Piccinini (EA/UFRGS), Lorena Holtzmann (FHC/UFRGS), Ilona Kóvacs (ISEG/UTL) e Valeska Guimarães (UFSC) a ser realizado no Museu da UFRGS.

Currículo professor
Vítor Fernando da Conceição Gonçalves

Nasceu em Lisboa em Abril de 1955.
Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISEG-Instituto Superior de Economia e Gestão em 1978. Doutorado em Ciências Empresariais pela FCEE da Universidade de Sevilha em 1987. Agregado em Gestão pela Universidade Técnica de Lisboa em 1993.
Investigador no Instituto de Administração e Gestão da Universidade Católica de Lovaina (1985).
Actualmente é Presidente do Conselho Directivo do ISEG.
Desde 1994 que é Professor Catedrático de Gestão.
Foi Presidente do Departamento de Gestão do ISEG de 1992 a 2000. Foi director do Programa de Doutoramento em Gestão de 2001 a 2005 e tem dirigido vários programas de pós-graduação e de formação avançada para executivos.
Professor Convidado em várias universidades portuguesas e estrangeiras.
Presidente da Comissão de Avaliação das licenciaturas em Gestão e Administração das Universidades Portuguesas (2001/2002).
Membro da Comissão de Avaliação das candidaturas a Doutoramento, Pós-Doutoramento e Cientistas convidados (1997-) da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Membro do “Panel of Experts on World Competitiveness” do IMD World Competitiveness Center desde 2005.
Membro da Direcção do Conselho da Especialidade de Economia e Gestão Empresarial da Ordem dos Economistas (1999–2001) e é membro do Conselho da Profissão.
Foi membro do Conselho Estratégico da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (1999 –).
Tem exercido actividade de gestão em vários tipos de organizações como administrador, gerente e presidente do conselho fiscal.
Administrador do IFEA –Instituto de Formação Empresarial Avançada, SA (1999-2003).
Administrador da Promindústria – Sociedade de Investimento SA ( 1994-1996).
Presidente do IDEFE – Instituto para o Desenvolvimento e Estudos Económicos Financeiros e Empresariais (2003 — )
Membro do Conselho Geral e de Supervisão e Presidente da Comissão de Auditoria da EDP-Energias de Portugal S.A. (2006 — ).
Tem desenvolvido vasta actividade como consultor, para dezenas de instituições públicas, privadas, nacionais e internacionais. Em 2002 foi o presidente do grupo de “peritos de alto nível” da Comissão Europeia que fez a avaliação do programa sobre a competitividade europeia -European Research Área.
Autor de dezenas de trabalhos sobre temas de gestão e de estratégia empresarial em revistas e outras publicações nacionais e internacionais.