COMEX – Comissão de Extensão

Apresentação

A Comissão de Extensão (COMEX) é responsável por organizar, até 31 de dezembro de cada ano, a proposta de atividades de extensão para o ano seguinte, com as ações previstas pelo Departamento e pelo CEPA. É a COMEX quem propõe, ao Conselho da Escola de Administração, ações relacionadas às atividades de extensão.

A Comissão de Extensão também é responsável por:

  • emitir pareceres sobre os planos, programas, projetos de extensão, de assessoria, consultoria e convênios;
  • acompanhar e avaliar a execução dos planos, programas e projetos de extensão desenvolvidos na Escola de Administração;
  • organizar, com a assessoria de pessoal técnico da Biblioteca, a publicação de boletins e assemelhados com informações técnicas produzidas pela Escola de Administração;
  • organizar informações, procedimentos e possibilidades de financiamento de planos, projetos e programas de extensão por instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais;
  • exercer demais atribuições pertinentes à tarefa de promoção, divulgação e controle da extensão.

A Comissão de Extensão da EA é composta por:

Ana Mercedes Sarria Icaza (coordenadora)
Fernanda Maciel Reichert (coordenadora substituta)
Andrea Poleto Oltramari
Aurora Carneiro Zen
Aragon Érico Dasso Junior
Emerson Cardoso Lamberti (representante técnico administrativo)
Aléxia Kyritsis Freire (representante discente)
Ramon Nobre da Luz (representante discente suplente)

Normas e Legislação

Normatização da UFRGS sobre Extensão

Legislação sobre Extensão Universitária

  • Decreto nº 6.495, de 30/06/2008 – Institui o Programa de Extensão Universitária (PROEXT).
  • Lei nº 12.155, de 23/12/2009 – Dispõe sobre a concessão de Bônus Especial de Desempenho Institucional – BESP/DNIT e dá outras providências (institui a concessão de bolsas de extensão).
  • Decreto nº 7.416, de 30/12/10 – Regulamenta os artigos 10 e 12 da lei nº 12.155, de 23 de dezembro de 2009, que tratam da concessão de bolsas para desenvolvimento de atividades de ensino e extensão universitária.
  • Ofício 047/2012 da PROREXT– Sobre certificados de ações de Extensão.

PROREXT

A PROREXT (Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS) é responsável por estabelecer relações sociais e culturais com diferentes segmentos da sociedade, compondo uma parte da grande tarefa educativa confiada à Universidade, a partir do processo formativo integral dos estudantes. No diálogo com a comunidade, busca subsídios que lhe permitam dar respostas permanentes às suas demandas e anseios, reiterando o compromisso social da instituição, como forma de inserção nas ações de promoção e garantia dos valores democráticos de igualdade, desenvolvimento social e inclusão.

Ações de Extensão na área de cultura, de educação e de inclusão, constituem-se em ferramentas valiosas para criar, na própria sociedade, ambientes de aprendizagem e grupos multidisciplinares que a nova realidade socioeducativa demanda. Como reflexo das salas de aula e laboratórios de pesquisa, a Extensão tem presente a possibilidade de propor e executar projetos interdisciplinares, inspirados na solidariedade e na inclusão dos setores marginalizados, de modo que a tarefa política profunda da Universidade consista em seu aporte no crescimento de diferentes setores sociais.

Compete à PROREXT:

  • Formular diagnóstico das questões relativas à Extensão na Universidade.
  • Elaborar propostas de política de atuação em Extensão e coordenar as atividades dos órgãos responsáveis pela sua execução.
  • Coordenar programas de fomento, bolsas, intercâmbios e divulgação da Extensão.
  • Estimular e articular as unidades acadêmicas para o desenvolvimento de atividades multi e interdisciplinares.