Processo seletivo: passo a passo

Decidi fazer uma pós-graduação.

E agora?

O primeiro passo é escolher se ela será lato sensu ou stricto senso. Pós-graduações lato sensu são as especializações, que incluem os MBAs (Master Business Administration). A Escola de Administração da UFRGS oferece vários – confira em www.ufrgs.br/escoladeadministracao/especializacao.

Se você quiser cursar Mestrado Acadêmico ou Doutorado, sua pós-graduação será stricto sensu – a categoria oferecida pelo PPGA – Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRGS. Neste caso, veja como funciona o processo seletivo:

1. O PPGA oferece cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Administração, em sete áreas de concentração. Os cursos são gratuitos e o processo seletivo se dá de acordo com um edital, publicado anualmente (geralmente no mês de setembro). Portanto, o processo seletivo inicia no ano anterior ao ano de ingresso – quem quer ingressar no curso em 2019, vai participar do processo seletivo que iniciará em 2018.

2. Para participar do processo seletivo do PPGA, é fundamental que se faça o Teste ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração). Sem o resultado desta prova, não é possível concorrer às vagas do PPGA. O Teste ANPAD ocorre três vezes por ano: em fevereiro, junho e setembro, e é de responsabilidade do(a) interessado(a). Todas as informações sobre a prova e inscrição são encontradas em http://testeanpad.org.br/. Antes de se inscrever no Teste, é necessário saber em qual instituição pretende estudar. O PPGA é da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e a prova ocorre na Escola de Administração da UFRGS, em Porto Alegre.

O Teste ANPAD tem validade de 2 anos. Portanto, se você fez a prova em 2017, por exemplo, pode utilizar o resultado até 2019.

3. O resultado do Teste ANPAD leva cerca de um mês para ser publicado (no site do Teste). O PPGA não tem participação neste processo, a prova é elaborada e avaliada pela ANPAD. É de responsabilidade do(a) interessado(a) verificar o resultado.

É necessário um mínimo de 300 pontos no Teste ANPAD para participar do processo seletivo do PPGA. Essa é a nota de corte.

O processo seletivo do PPGA ocorre em sincronia com o Teste da ANPAD – se você fizer a prova de setembro, não se preocupe: o edital do PPGA só será publicado após a divulgação dos resultados.

4. Por volta do mês de setembro de cada ano, o PPGA publica, em sua página no site da EA, o edital para ingresso no ano seguinte. Ele especifica o número de vagas, critérios de seleção de cada uma das áreas de concentração, documentos necessários e cronograma, entre outras informações. Antes de juntar a documentação, você precisa definir qual será sua área de concentração (saiba mais sobre elas no edital e na página do PPGA). Cada área de concentração tem critérios próprios de seleção, que podem ser análise de currículo, entrevista e/ou elaboração de um PIT (Plano de Intenções de Trabalho), descrito no edital.

5. Depois de definir sua área de concentração e com o resultado do Teste ANPAD em mãos, é hora de juntar a documentação. Todos os documentos estão descritos no edital. Preste atenção ao prazo limite para a entrega – documentos entregues após o encerramento não serão aceitos. É muito importante também enviar todos os documentos – se estiver faltando algum, a inscrição não será homologada.

O diploma de graduação em curso superior não é um dos documentos necessários neste momento. É possível candidatar-se ao Mestrado ou Doutorado antes de ter o diploma de graduação, mas ele deve ser apresentado no momento da matrícula.

Um dos documentos a serem enviados é o comprovante de pagamento da taxa de inscrição do processo seletivo. O edital explica como deve ser feito o pagamento.

6. Os documentos entregues na secretaria do PPGA são encaminhados a suas respectivas áreas de concentração. Os coordenadores analisam e definem quem serão os participantes das próximas etapas do processo. Se houver entrevista presencial, a Secretaria entrará em contato com o candidato para agendar.

Candidatos que não moram em Porto Alegre podem fazer a entrevista por videoconferência.

 

7. O resultado preliminar costuma ser publicado, também na página do PPGA, em aproximadamente 45 dias.


Outras informações:

  • Bolsas de estudo: bolsas de estudo do CNPq e da CAPES são ofertadas após o ingresso dos alunos, através de edital próprio. O processo de ingresso ocorre antes do processo de bolsas.
  • Cotas: o PPGA oferece cotas para negros, índios e portadores de visto especial (refugiados). As áreas de concentração do PPGA decidirão a quantidade de vagas a serem preenchidas e, destas, 20% serão acessadas por cotas. Para saber mais, contate a secretaria do PPGA: ea_secretariappga@ufrgs.br
  • Cartão da UFRGS: alunos do PPGA são alunos da UFRGS. Têm, portanto, acesso a toda a estrutura da Universidade, incluindo bibliotecas, restaurantes universitários e muito mais.

Secretaria do PPGA: ea_secretariappga@ufrgs.br | (51) 3308.3471


Saiba mais sobre os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado no Guia do PPGA (clique aqui para fazer o download).