Conselho, Comissão, Histórico e Contatos

Conselho do PPGA

O Conselho de Pós-Graduação (COMPG) é constituído por todos os professores credenciados no curso, um representante dos técnicos-administrativos em educação e pela representação discente na proporção de um aluno para cada cinco docentes. Reúne-se sempre que convocado pelo coordenador da Comissão de Pós-Graduação ou por solicitação de 1/3 dos membros.

Compete ao Conselho de Pós-Graduação:

  • eleger, de acordo com o regimento do curso, o Coordenador, o Coordenador substituto e a Comissão de Pós-Graduação;
  • elaborar o regimento do curso e suas respectivas alterações, a serem homologadas pelo Conselho da Unidade;
  • julgar os recursos interpostos de decisões do Coordenador e da Comissão de Pós- Graduação;
  • pronunciar-se, sempre que convocado, sobre matéria de interesse da Pós-Graduação.

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Comissão coordenadora

Compete à Comissão de Pós-Graduação:

I – propor, ao Conselho da Unidade competente, ações relacionadas ao ensino de pós-graduação;

II – estabelecer, em consonância com os Departamentos envolvidos, a distribuição das atividades didáticas do curso;

III – avaliar o curso, periódica e sistematicamente, em consonância com o Conselho de Pós-Graduação;

IV – deliberar sobre planos de ensino, alterações de currículo, projetos de dissertações e teses, processos de seleção, transferência, aproveitamento de créditos obtidos em outros cursos, dispensa de disciplinas e assuntos correlatos

Cabe ao coordenador do Curso de Pós-Graduação:

I – representar o respectivo curso nas situações que digam respeito às suas competências fixadas no Estatuto, neste Regimento Geral e no Regimento Interno da Unidade;

II – elaborar o projeto de orçamento para o curso, segundo diretrizes e normas dos órgãos superiores da Universidade;

III – participar da eleição de representantes para a Câmara de Pós-Graduação;

IV – articular-se com a Pró-Reitoria respectiva para acompanhamento, execução e avaliação das atividades de pós-graduação;

V – enviar Relatório Anual de atividades para o Conselho da Unidade.

A Comissão de Pós-Graduação é composta por:

Coordenador: Prof. Walter Meucci Nique
Substituto: Marcelo Scherer Perlin

Titulares:

Márcia Dutra de Barcellos
Vinicius Andrade Brei
Sidinei Rocha de Oliveira
Luiz Fernando Machado Soares – representante titular dos técnicos administrativos
Henrique Vieira – representante discente

Suplentes:

Rafael Kruter Flores
Claudia Simone Antonello
Paulo Roberto Gomes Garcia – representante dos técnicos administrativos
Paulo Cerqueira – representante discente

O coordenador tem mandato de dois anos, é eleito na forma estabelecida pelo Estatuto e pelo Regimento Geral da Universidade, com funções executivas, e preside também o Conselho de Pós-Graduação, com voto de qualidade além do voto comum. Os docentes têm título de doutor(a) e são eleitos pelos professores do Conselho de Pós-Graduação, em eleição convocada pelo Conselho de Pós-Graduação, com voto secreto.

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Histórico do Programa

Sediado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), considerada uma das melhores universidades públicas do Brasil e reconhecida internacionalmente por sua pesquisa e ensino, o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) foi fundado em 1972, a partir da criação do Curso de Mestrado em Administração. Inserido inicialmente na estrutura organizacional da Faculdade de Ciências Econômicas – unidade na qual também se localizava o Departamento de Ciências Administrativas -, a partir de 1996, com a criação da Escola de Administração (EA), passa a vincular-se a essa unidade de ensino da UFRGS.

Ao longo de mais de quatro décadas, o PPGA-UFRGS sempre teve por objetivo o desenvolvimento e a difusão de conhecimentos a partir de estudos avançados no campo da Administração. Neste período, o PPGA vem formando pessoal de alto nível para o exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como para executar funções executivas junto às organizações privadas, públicas e sociais.

A trajetória do Programa sempre primou pela vanguarda e inovação. Em 1984 implantou o primeiro curso de especialização do sul do país (Especialização em Marketing), tradição que se perpetua junto à comunidade de empreendedores, executivos e gestores de todas as áreas e organizações. No ano de 1992, faz uma parceria com a Universidad Católica del Uruguay para implementar um mestrado naquela instituição. Em 1994, iniciou o curso de Doutorado e a oferta de cursos de Mestrado Interinstitucional, em parceria com universidades do Rio Grande do Sul e outros estados brasileiros. De 1995 até 1998 fez quatro Mestrados Interinstitucionais com a Argentina. Três com a Universidad del Aconcágua em Mendoza e um com a Universidad de Mar del Plata, em Tandil.  Em 1998 criou o curso de Mestrado para Executivos, modalidade profissional (atual Mestrado Profissional) e, finalmente, em 2005, o Doutorado Interinstitucional, também em parceria com outras universidades.

Atualmente, o Programa conta com mais de 300 alunos ativos divididos nas diferentes modalidades – presenciais, interinstitucionais e EAD – de cursos de mestrado, mestrado profissional e doutorado. E seus 165 projetos de pesquisa com recursos de Editais do CNPq, CAPES e outros se distribuem pelas diferentes linhas de pesquisa das áreas de concentração gerando expressiva produção científica do Programa, conferindo-lhe uma posição de destaque no cenário nacional e internacional.

Os professores e alunos do PPGA se fazem presentes nos principais eventos científicos do Brasil e exterior. Por meio de intercâmbios institucionais, estágios discentes (doutorado sanduiche) e de estágio de pós-doutoramento, professores e alunos interagem com pesquisadores de referência mundiais em suas respectivas áreas. A produção acadêmica do PPGA é reconhecida nacional e internacionalmente.

O PPGA tem participação destacada, tanto pelo número de artigos como pelas premiações obtidas nos Encontros anuais da ANPAD (Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração), o maior evento científico na área de Administração no país, bem como nos encontros promovidos pela ANPAD como ENEO, ENADI, EMA, Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica. O mesmo ocorre em outros eventos nacionais, como por exemplo: Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais, SOBER, Engema, SIMPOI, Enapegs e EcoInovar.

O Programa possui também uma atuação destacada, seja na organização ou apresentando trabalhos, em eventos internacionais como o Academy of Management, IAMOT (International Association for Management of Technology), ALTEC (Associação Latinoamericana de Gestão Tecnológica), BALAS (The Business Association of Latin American Studies), CMS Conference (Critical Management Studies Conference), LAEMOS (Latin American-European Meeting of Organization Studies), EGOS Colloquium (European Group of Organization Studies), CLADEA (Encontro Anual do Conselho Latino-Americano das Escolas de Administração), AMA (American Marketing Association), ACR (Association for Consumer Research), EMAC (European Marketing Academy) e INFORMS/MARKETING SCIENCE. O IAMOT 2013 e a ALTEC 2015 foram realizados em Porto Alegre, sob a coordenação dos professores do PPGA/EA/UFRGS.

Contatos

Secretaria do PPGA

ea_secretariappga@ufrgs.br

(51) 3308.3471