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Administração Pública
no Século 21 (EaD)

SELEÇÃO ABERTA PARA VAGAS REMANESCENTES

Apresentação

A Administração Pública como campo do conhecimento e prática social tem passado por profundas transformações. As disputas em torno dos projetos de desenvolvimento nacional e as distintas abordagens sobre a natureza e o escopo do serviço público trazem novos desafios para o administrador público na contemporaneidade, aumentando a importância da formação continuada.

A Escola de Administração da UFRGS é uma das pioneiras na formação em Administração Pública no Brasil e conta com um dos principais quadros docentes na área. Na última década foram realizadas cerca de 20 edições de cursos de especialização na área Pública, formando centenas de profissionais nas modalidades aberta e in company, atendendo instituições como Ministério da Saúde, Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), Banco do Brasil e Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Nesse contexto, o Curso de Especialização em Administração Pública no Século 21 foi pensado para:

  • atualizar os debates e conhecimentos de servidores públicos e demais interessados no campo da Administração Pública com um programa efetivo de capacitação profissional;
  • oferecer elementos analíticos que possibilitem a compreensão dos novos rumos da Administração Pública no Brasil frente aos desafios e perspectivas do século 21;
  • aproximar Universidade e sociedade, possibilitando o aprofundamento das interlocuções entre teoria e prática no que tange à Administração Pública.

Modalidade: a distância*. A Escola de Administração faz uso da plataforma MOODLE, desenvolvida e mantida pelo CPD da UFRGS e em constante atualização. Ademais, a EA conta com estúdio de televisão próprio, equipado com hardwares e softwares de última geração, permitindo produção local de conteúdo com agilidade e qualidade.

* Duas provas presenciais, nos dias 01 de agosto de 2020 e 23 de março de 2021.

Público-alvo: servidores e funcionários públicos de todos os níveis da federação (municipal, estadual e federal), profissionais liberais, profissionais da iniciativa privada, consultores, agentes do terceiro setor e demais interessados em aprender sobre os novos rumos da Administração Pública no Brasil.

Número de vagas: 400

Período de realização: aulas de março de 2020 a abril de 2021 (férias previstas de 30 de agosto a 6 de setembro). Defesas de bancas: julho e agosto de 2021.

Tutoria: Como complemento ao corpo docente, o Curso de Especialização em Administração Pública no Século 21 conta com tutores nas disciplinas e na orientação de trabalhos de conclusão de curso. A equipe de tutoria tem experiência em cursos de educação a distância, e muitos tutores têm títulos de mestrado e doutorado e são docentes em outras instituições de ensino superior. Nesta proposta, estima-se uma relação ótima de um tutor para cada 25 alunos ao longo de todas as disciplinas.

Requisitos mínimos: 

  • diploma de curso superior válido no Brasil
  • declaração de acesso aos recursos tecnológicos necessários para a realização do curso

Processo seletivo: previsto para março de 2020

* ATUALIZAÇÃO em 06/03: 
O período de inscrições foi ampliado até 20/03.


Coordenação: Prof. Dr. Paulo Ricardo Zilio Abdala

Coordenação adjunta: Prof. Dr. Rafael Kruter Flores

Gerência: Paulo Roberto Gomes Garcia

Contato: aps21@ufrgs.br

INSCRIÇÕES

  • Após o preenchimento do formulário, você já estará participando do processo seletivo.
  • Seleção aberta para vagas remanescentes: até 23/03

Disciplinas e Avaliações

* Todas as disciplinas são ministradas na modalidade a distância, com duas provas presenciais.

  • Introdução ao Moodle (15 horas)
    Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. O AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) Moodle. Disponibilização de diferentes arquivos em ambiente virtual. Conhecimento e experimentação das principais ferramentas de comunicação síncronas e assíncronas disponíveis no AVA Moodle. Exercícios e avaliações on-line. Ética e linguagem na internet. Orientações gerais para o desenvolvimento e entrega de atividades acadêmicas em ambiente virtual de aprendizagem.
  • Teorias e Práticas da Administração Pública (30 horas)
    Administração Pública contemporânea: uma introdução ao contexto de práticas. Fundamentos teóricos da Administração Pública: abordagens weberianas e neo-weberianas; nova administração pública; governança pública. História recente da administração pública no Brasil como expressão dos fundamentos teóricos que orientam sua prática.
  • Inovação e Arranjos Organizacionais Contemporâneos (30 horas)
    Inovação na perspectiva schumpeteriana e neo schumpeteriana. A perspectiva dos organismos internacionais sobre Inovação no setor público. Inovação no setor público no Brasil: experiências e desafios. Novos arranjos no setor público e modernização. Temas emergentes em inovação no setor público.
  • Políticas Públicas na era do Neoliberalismo (30 horas)
    As Políticas Públicas no contexto do Neoliberalismo. Principais abordagens na análise de políticas públicas. A formação de agenda de políticas públicas. Processo decisório: lógicas e modelos de análise. Relações entre formulação e implementação e políticas. Modelos de implementação de políticas. Controle e avaliação de políticas públicas. Singularidades das políticas públicas no Brasil atual. Novos papéis e responsabilidades dos entes federativos nas políticas públicas.
  • Planejamento em tempos de incerteza (30 horas)
    Perspectivas sobre planejamento. Relevância do planejamento. Abordagens e contextos para a ação planejada. Planejamento, administração pública e incerteza. Possibilidades e limitações do planejamento na administração pública.
  • Métodos de Pesquisa Científica (30 horas)
    Compreender a função da pesquisa no processo de formação de um profissional; utilizar técnicas de leitura e análise de textos; identificar os conceitos de ciência, sua aplicação, fases e importância; descrever os tipos de pesquisa existentes; identificar e descrever os procedimentos e técnicas necessárias para se realizar trabalhos científicos; analisar de forma crítica um artigo científico; identificar os caminhos, estrutura e modelos a serem seguidos na elaboração de um artigo científico.
  • Ciclo de palestras (15 horas)
    A disciplina consiste em um ciclo de palestras com profissionais de relevo de diversas áreas da gestão pública, versando sobre os temas e os desafios atuais colocados pelos novos rumos da área no Brasil.

    • Será oferecida de modo presencial com transmissão pela internet ao vivo. Os alunos poderão optar por comparecer presencialmente na Universidade ou assistir pela internet. O objetivo da atividade é propiciar aos estudantes contato com profissionais que atuam na área através de palestras sobre temas diversos. O cronograma e o nome dos palestrantes será confirmado ao longo do curso.
  • Problemas Brasileiros e Administração Pública (30 horas)
    Quais têm sido, historicamente, os principais problemas brasileiros apontados por nossa intelectualidade e políticos? E quais os problemas atuais? Como a Administração Pública Estatal os tem enfrentado? E a Sociedade Civil? Essas são as questões principais que buscaremos responder ao longo da presente disciplina. Como sabemos haver uma enorme variedade de problemas, de tal modo que discutir sobre todos é uma tarefa impossível, principalmente no curso de uma disciplina de especialização, procederemos algumas escolhas e, sobre os problemas escolhidos, buscaremos compreender os desafios que estão colocados para o gestor público. Três desses problemas estão, de imediato, destacados: pobreza, justiça social e eficiência administrativa. Outros poderão ser escolhidos ao longo da disciplina.
  • Análise Administrativa (15 horas)
    Aspectos essenciais da função de organização de processos e sua atualidade como instrumento de intervenção planejada. Estrutura organizacional, processos organizacionais, constituição da organização burocrática moderna, fases e instrumentos.
  • Dilemas do Orçamento Público (30 horas)
    Finanças públicas: teorias e conceitos. Política fiscal e atividade econômica do Estado. Tributação e gasto público. Sistema orçamentário e processo orçamentário. O orçamento como instrumento de gestão pública. Legislação que regulamenta os orçamentos públicos e o papel dos vários órgãos do governo no processo orçamentário.
  • Novos Rumos da Gestão de Pessoas na Administração Pública (30 horas)
    Relações e mudanças no mundo do trabalho da Administração Pública; Gestão de carreiras, desempenho e remuneração na Administração Pública; Competências, flexibilização e precarização do trabalho na Administração Pública; Reconhecimento e saúde mental no cotidiano do trabalho; Dilemas na carreira e inserção na Administração Pública; O sistema de gestão de pessoas na Administração Pública: poder, reconhecimento e liderança; Desenvolvimento de servidores públicos. Assédio moral no trabalho.
  • Indicadores na Administração Pública (15 horas)
    As atividades de formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas vêm requerendo, em nível crescente, o uso de informações estatísticas e indicadores referidos às diferentes áreas de atuação governamental. Indicadores fornecem bases mais consistentes para justificar a demanda de recursos para um determinado projeto a ser encaminhado a alguma instância de governo ou agência de fomento, para sustentar tecnicamente a relevância dos programas especificados nos Planos Plurianuais ou para monitorar periodicamente os efeitos da ação governamental. Diagnósticos socioeconômicos com escopo abrangente e com detalhamento geográfico adequado são insumos básicos para orientar o planejamento governamental e para formulação de programas públicos mais ajustados à natureza e gravidade dos problemas vivenciados. Sistemas de monitoramento, por sua vez, contribuem para a gestão mais eficiente dos programas governamentais. Enfim, indicadores são a base informacional de diagnósticos para programas governamentais e sistemas de monitoramento.
  • Governo Eletrônico (30 horas)
    Tipos de Sistemas de Informação. Planejamento, desenvolvimento, implementação e avaliação de Sistema de Informações Gerenciais. Estruturação da tecnologia de informação e comunicação no setor público. Planejamento estratégico de sistemas de informação governamental. Tecnologias Emergentes e suas aplicações empresariais. Participação online: e-democracia, e-participação, ciberativismo.
  • Gestão de Projetos (30 horas)
    Abordagens teóricas para a elaboração de projetos sociais e de políticas públicas, em sua relação com as diferentes concepções de intervenção social. Monitoramento e a avaliação de projetos. Indicadores como instrumentos de concepção, gestão e avaliação de projetos.
  • Ateliê de Produção Textual (30 horas)
    A disciplina é um espaço para o desenvolvimento da capacidade de produção textual e da qualificação da produção de trabalhos acadêmicos e demais produções escritas, como projetos, propostas, pareceres, relatórios, documentos institucionais, etc. Técnicas de redação de texto, fichamento de bibliografia, interpretação de texto e leitura dirigida de material bibliográfico.

Metodologias de Ensino

As tarefas devem compreender diferentes atividades, tais como vídeo-aulas, leituras, participações em fóruns e chats, desenvolvimento de exercícios, prova online, estudos, relatos e outros. As atividades serão organizadas em módulos divididos por semanas, com uma disciplina de 30 créditos correspondendo a quatro semanas. Estão previstos como recursos didáticos, vídeos, vídeo-conferências, leitura e desenvolvimento de tarefas de fixação de conceitos e de assimilação dos recursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem, tais como: desenvolvimento de exercícios, desenvolvimento de um relato, participação em fórum de discussão, acesso a acervo de recursos e materiais diversos, acompanhamento da sequência de atividades, acompanhamento de notícias, envio de recado, avaliação via quiz e postagem de arquivo.


Critérios de avaliação

  • 60% nota EAD
  • 40% nota da prova presencial

As notas finais obtidas serão convertidas em conceitos, da seguinte forma:

Atribuição de Conceitos:

(9,0 a 10) = A -Ótimo
(7,5 a 8,9) = B -Bom
(6,0 a 7,4) = C – Regular
(0,0 a 5,9) = D – Insatisfatório (reprovação)

 

Corpo docente

Investimento

Matrícula: R$ 500,00 (após a inscrição e processo seletivo)

Valor total das mensalidades: R$ 5.400,00

Pagamento à vista: 10% de desconto
R$ 4.860,00

Parcelamento*: 15 x R$ 360,00
ou 18 x R$ 300,00
* sem juros

Alunos que cursaram ao menos a metade das disciplinas da terceira edição dos cursos UAB possuem valor específico. Entre em contato se este for o seu caso.

RESULTADO DA SELEÇÃO DE CURSISTAS - GERAL

A Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS), no uso de suas atribuições legais, torna público o resultado do processo de seleção de cursistas para o Curso de Especialização em Administração Pública no Século 21. Informamos que os nomes dos selecionados serão apresentados em ordem alfabética e não classificatória, como constava no edital de seleção, considerando que todos os inscritos foram selecionados para participar do curso.

  1. CURSISTAS SELECIONADOS
N Cursistas
1 Abner Rogério Flores Da Silva
2 Adriana Alfama Csta
3 Adriana Barcarolo Fontoura Adriana Barcarolo
4 Alan Rafael Rodrigues Da Silveira
5 Aldemir Trindade Santos
6 Alessandro Dos Santos Braga
7 Aline Dal Lago
8 Aline Elesbão Martins
9 Aline Maria Reinbold Simões
10 Ana Karlany Silva De Sena
11 Ana Paula Barcelos De Oliveira Cougo
12 Ana Paula Moraes Da Silva Barrufi
13 Anajara Nunes De Freitas
14 Andre Sales Neri
15 Anelise Sá Britto De Lima
16 Anne Caroline Dos Santos
17 Ariele Da Silva Xarão
18 Barbara Plein Veleda
19 Bárbara Ramos
20 Bianca Leal Tassoni Tassoni
21 Bruna Campos De Cesaro
22 Camila Dos Santos Aguirre
23 Camila Thiesen Rigon
24 Camile Da Rocha
25 Carina Dos Santos De Campos
26 Carla Simoni Souza Dos Santos
27 Carlos Alberto Dos Santos Dornelles
28 Carlos Danilo Silva Rodrigues
29 Carlos Taborda
30 Carolina Nicolodi Dias
31 Caroline Borba Myra Da Luz
32 Cíntia Medianeira Goulart De Souza
33 Clara Gomes Veloso Da Silva
34 Cláudia Borges
35 Claudia Jaeger Cunha
36 Conrado Alencastro Bueno
37 Crisciele Fontana
38 Cristiane Bednarski
39 Cristiane Brauner
40 Cristina Manente Cruz
41 Daiana Dias Marques
42 Daniel Vicente Rigon
43 Daniela Rodrigues
44 Daniele Lenz Mossmann
45 Dariele Thais Da Silva
46 Debora Freire Silva
47 Debora Hagar Coutinho
48 Diego Afonso Da Silva Lima
49 Diego Soleti De Oliveira
50 Edivania Da Silva Teixeira
51 Eduardo Giudice Siga
52 Enio Sanhudo Morais Junior
53 Fabiana Regina Saldanha Saldanha
54 Fabiano Pereira Dos Santos
55 Fabio Costa Coqueiro
56 Fabio Da Costa Paiva
57 Fausto Fleck
58 Felipe Fonseca Salerno
59 Felipe Oliveira Rodrigues
60 Fernanda Belizki
61 Fernanda Melo Pessôa
62 Fernanda Ramos Bortoluzzi
63 Fiama Menezes Da Silva Pereira
64 Francine Desyrée Barros Santos
65 Francine Marques Da Silva
66 Franklin De Barros Bueno
67 Gabriela Fernanda Cé Luft
68 Gideão Da Silva Souza
69 Gilberto De Mattos Da Rosa
70 Gilberto Starck
71 Giuliano Uhlein Balardin
72 Greiceane Roza Vieira
73 Guilmar Santos De Moura
74 Gustavo Henriques
75 Ida Paula Hencke Xavier
76 Ingrid Wayne Herbstrith
77 Isabella Dos Santos Almeida
78 Jacqueline Kalakun
79 Jacson Conrado Soares Jacques
80 Jair Antunes Montiel
81 Janaina Dias
82 Jéssica Maciel Oliveira
83 João Paulo Dos Santos Da Silva
84 João Pedro Xavier
85 Jonas Gomes Dos Santos
86 Jones Atalibio Valdemar Fanezzi
87 Jonnata De Sousa Arrais
88 José Pedro Da Silva Barcellos
89 Josué Da Cruz Dinarte
90 Juliana Durans
91 Juliana Kaminski Machado
92 Juliano Florence Gonçalves
93 Karen Daniela Pfeil Jung
94 Karen Dieterich
95 Karine Wendt Kroth
96 Kátia Prux Landmeier Kronbauer
97 Laís Dutra Da Rosa
98 Larson Gabriel Lubini Berner
99 Leandro Lyrio De Sousa
100 Leonara Ribeiro Juliao Santos
101 Leonardo Cardoso Xavier
102 Leticia Mallmann
103 Luciane Aparecida Mondini
104 Luciane Da Silva Guimaraes
105 Luis Alberto Oliveira Maciel Neto
106 Luiz Paulo De Souza Jacques
107 Manolo Cachafeiro
108 Marcia Bitencourt Ancinelo
109 Marcia Furtado De Castro
110 Marcia Rabelo
111 Márcio Andrei De Oliveira Da Silva
112 Marcio Dimitrius Dos Santos Martins
113 Márcio Ribeiro Pereira
114 Margarete Rauber
115 Maria Da Graça Souza Da Silva
116 Maria Djanaina Sales
117 Mariane Bergamo Tozzo
118 Mário Luís Garcia Martins
119 Mauricio Mertins
120 Melissa Fatima Silva
121 Mitchi Corrêa Galvão Do Rio Apa
122 Noé Silvã
123 Noêmia Gracielle Alves Witt
124 Pamella Ito De Carvalho
125 Patrícia Bemfica Da Rosa
126 Patrícia Dutra Rocha
127 Patricia Milano Vaz
128 Pedro Klein Garcia
129 Priscila Vargas De Borba
130 Rafael Da Silva Celaro
131 Rafael Novo Da Rosa
132 Rafaela Fraga Alves Dos Santos
133 Renata Paixão Sperry
134 Renata Romanzini Ciello
135 Renato Luiz Duarte De Morais
136 Ricardo Cappellari
137 Ricardo Oliveira Lima
138 Roberta Vianna Escouto Dias
139 Rodrigo Fernando Gerardi
140 Rodrigo Loro Cezimbra
141 Rosa Lima
142 Rosaria Moraes
143 Roseli Nunes De Souza
144 Sabrina Alberton
145 Sandra Hildebrandt Dos Santos
146 Schirley Karine Fischer
147 Sérgio Wesner Viana
148 Simone Dos Santos Rodrigues Sedano
149 Simone Tamires Vieira
150 Susana Silva De Souza
151 Tais Fabiola Gonçalves
152 Tássia Oliveira De Souza
153 Tatiele Andrade
154 Thatiane De Oliveira Da Silva
155 Thiago Alves
156 Thiara Dias Cafe Alves Mariano
157 Tiago Piccoli Lerina
158 Valeria Hilario Dos Santos De Araujo
159 Valeria Vieira Sturzeneker
160 Verônica Heloísa Datsch
161 Vilson Luis Zanatta Junior
162 Viviane Cezar Rainer
163 Wilson França Ribeiro Filho

 

2. CURSISTAS SELECIONADOS (DA UFRGS)

1 Alexandre Da Silva Alves
2 Aline Michele Jappe
3 Anderson Gonçalves Assunção
4 Anderson Vieira Bitencourt
5 Antonio Do Amaral
6 Carlos Roberto Da Rosa Junior
7 Cláudia Darlene Schneider
8 Daniel Segala
9 Daniela Almeida Sutel
10 Diana Renaux Zamboni
11 Emi Itakura Kuamoto
12 Evanise Da Silva Ramos
13 Fernando Flores
14 Gabriela Wagner Espíndola
15 Genisa Couto Da Silva
16 Giuliano Bonotto
17 Jonas Escouto Da Silva
18 Julio Cesar Feijó Goulart
19 Liziane Gonzalez
20 Luana Mendes Da Silva
21 Luana Smaniotto
22 Luciane Gonçalves Delani
23 Marcilene De Paula Fonseca
24 Michele Trindade Figueiredo
25 Patrick Keller
26 Paulo Antoniolli
27 Paulo Ricardo De Pietro Dos Santos
28 Rafael Martins Da Silva
29 Renata Cardoso De Souza
30 Renata Meireles Peixoto
31 Rogério Miranda Barros
32 Tiago Gheno Cunha
33 Ubirajara Oliveira Da Silva
34 Valdoni Pereira Barth
35 Viviane Amabile Bernardo Bolzan

 

3. RECURSOS

Todas as interposições de recurso do processo seletivo deverão ser formalizadas à Coordenação do Curso por e-mail (aps21@ufrgs.br) em até 48 (quarenta e oito) horas após a divulgação dos resultados. Os recursos serão julgados pela Coordenação de Curso no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas após a conclusão do prazo para a interposição de recursos e seus resultados serão divulgados no site da Escola de Administração da UFRGS.

4. MATRÍCULA DOS SELECIONADOS

O período de matrícula será entre os dias 09 e 21 de março de 2020. Nos próximos dias, será enviado um correio para os inscritos com a finalidade de confirmar a matrícula e verificar a forma de pagamento escolhida.

O cadastro dos estudantes no sistema da UFRGS terá como base as informações e documentação apresentadas no formulário de inscrição. Divergências e eventuais problemas de documentação podem inviabilizar a participação no curso.

O início das atividades do curso será no dia 23 de março de 2020.

 

Porto Alegre, 09 de Março de 2020.

Prof. Paulo Ricardo Zilio Abdala
Prof. Rafael Kruter Flores
Coordenação do Curso de Especialização em Administração Pública no Século 21


Baixe o resultado em PDF.


 

RESULTADO DA SELEÇÃO DE CURSISTAS ORIUNDOS DA UFRGS

A Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS), no uso de suas atribuições legais, torna público o resultado do processo de seleção de cursistas da UFRGS para o Curso de Especialização em Administração Pública no Século 21. Para o ordenamento dos selecionados, foram utilizados os critérios divulgados no edital de seleção de cursistas.

  1. ORDENAMENTO DOS INSCRITOS ORIUNDOS DA UFRGS
N

Nome

Escolaridade Inglês Word Excel Internet Idade Total
1 Paulo Ricardo de Pietro dos Santos 5 8 10 10 10 29 43
2 Renata Cardoso de Souza 3 10 10 10 10 36 43
3 Diana Renaux Zamboni 3 10 10 10 10 33 43
4 Valdoni Pereira Barth 3 10 10 10 10 33 43
5 Patrick Keller 3 10 10 8 10 35 41
6 Anderson Vieira Bitencourt 3 10 8 10 10 37 41
7 Luciane Gonçalves Delani 3 8 10 10 10 49 41
8 Alexandre da Silva Alves 3 8 10 10 10 42 41
9 Daniela Almeida Sutel 3 8 10 10 10 38 41
10 Emi Itakura Kuamoto 3 8 10 10 10 30 41
11 RAFAEL MARTINS DA SILVA 3 8 10 10 10 29 41
12 Luana Smaniotto 3 8 10 10 10 25 41
13 Viviane Amabile Bernardo Bolzan 3 10 10 8 8 33 39
14 Julio Cesar Feijó Goulart 3 8 10 8 10 55 39
15 Giuliano Bonotto 3 8 10 8 10 33 39
16 Rogério Miranda Barros 3 10 10 5 10 34 38
17 Ubirajara Oliveira da Silva 3 5 10 10 10 15 38
18 Renata Meireles Peixoto 3 10 8 8 8 25 37
19 Carlos Roberto da Rosa Junior 3 8 8 10 8 29 37
20 Genisa Couto da Silva 3 5 10 8 10 38 36
21 Paulo Antoniolli 3 8 8 8 8 62 35
22 Daniel Segala 3 8 8 8 8 43 35
23 Michele Trindade Figueiredo 3 8 8 8 8 28 35
24 Jonas Escouto da Silva 3 5 8 8 10 31 34
25 Liziane Gonzalez 3 5 8 8 8 42 32
26 Aline Michele Jappe 3 5 8 8 8 40 32
27 Evanise da Silva Ramos 3 5 8 8 8 40 32
28 Cláudia Darlene Schneider 3 5 8 8 8 32 32
29 Gabriela Wagner Espíndola 3 5 8 10 5 23 31
30 Marcilene de Paula Fonseca 3 3 8 8 8 50 30
31 Fernando Flores 3 3 8 8 8 37 30
32 Anderson Gonçalves Assunção 3 3 8 8 8 34 30
33 Tiago Gheno Cunha 3 5 5 5 5 40 23
34 Luana Mendes da Silva 3 5 5 5 5 34 23

2. MATRÍCULA DOS SELECIONADOS

Serão aceitas inscrições gratuitas em um total 10% dos cursistas pagantes efetivamente matriculados no curso. No dia 20/03, todos os candidatos da UFRGS serão avisados por e-mail. Aqueles que não forem contemplados para as vagas sem custo, poderão optar por cursar a Especialização com desconto de 20% nas mensalidades.

O início das atividades está previsto para o dia 23 de março de 2020.

Porto Alegre, 16 de Março de 2020.

Prof. Paulo Ricardo Zilio Abdala
Prof. Rafael Kruter Flores
Coordenação do Curso de Especialização em Administração Pública no Século 21


Baixe o resultado em PDF.


 

Especializações na Escola de Administração

A UFRGS é uma das melhores universidades do Brasil. Desde 2012, é a a universidade federal com o melhor IGC (Índice Geral de Cursos), calculado pelo MEC (Ministério da Educação). Na formação continuada, a UFRGS destaca-se no cenário acadêmico nacional, entre outros aspectos, pela qualidade e abrangência de seus programas de pós-graduação.

A Escola de Administração (EA) também tem conceito máximo (5) no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Conta com um quadro de mais de 70 professores, de diversas áreas da Administração: Administração Pública, Estudos Organizacionais, Finanças, Gestão de Pessoas, Gestão de Tecnologia, Gestão de Sistemas de Informação, Gestão de Pessoas, Finanças e Marketing. A EA já formou mais de 3 mil especialistas e mais de mil mestres e doutores em Administração.

Especificamente quanto à Gestão em Saúde, as atividades na área remontam à implantação do Programa de Desenvolvimento da Gestão em Saúde (PDG Saúde – 1987-2002), voltado a estruturar uma carreira (da graduação ao doutorado) para especialistas na área. O Departamento de Medicina Social, da Faculdade de Medicina, se constituiu em parceiro estratégico para este Projeto, incluindo a participação na realização de mais de duas dezenas de cursos de especialização presenciais em Gestão em Saúde, em Porto Alegre, e descentralizados, voltados a gestores de serviços e sistemas locais de saúde.

Além do relevante desempenho no ensino presencial, a atuação da EA/UFRGS também merece destaque na modalidade de educação a distância (EAD), como nos cursos que seguem:

• Curso de Especialização em Gestão Pública em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (CAPES): 3 edições concluídas;
• Curso de Especialização em Gestão de Saúde em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (CAPES): 3 edições concluídas;
• Curso de Especialização em Negociação Coletiva no Âmbito do SUS para o Ministério da Saúde;
• Curso de Especialização em Gestão Pública para o SERPRO;
• Curso de Capacitação de Gestores de Restaurantes Populares, do Ministério do Desenvolvimento Social 2 edições – 165 alunos;
• Curso de Capacitação em Gestão Financeira do SUS, do Ministério da Saúde – 4 turmas, 1.800 alunos;
• Curso de Especialização em Gestão Pública Contemporânea (CEAPC) na sua 10ª edição;
• Curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros do Banco do Brasil (GNF-BB), 621 alunos;
• Curso de Graduação em Administração a distância, 450 alunos;
• Curso de Preparação à Magistratura, da Escola Superior da Magistratura do RS, 100 alunos.

Contato

E-mail: aps21@ufrgs.br

Telefone: (51) 3308.3801

Coordenação: Prof. Dr. Paulo Ricardo Zilio Abdala

Coordenação adjunta: Prof. Dr. Rafael Kruter Flores

Gerência: Paulo Roberto Gomes Garcia