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Administração Pública
no Século 21 (EaD)

Apresentação

 


A Administração Pública como campo do conhecimento e prática social tem passado por profundas transformações. As disputas em torno dos projetos de desenvolvimento nacional e as distintas abordagens sobre a natureza e o escopo do serviço público trazem novos desafios para o administrador público na contemporaneidade, aumentando a importância da formação continuada.

A Escola de Administração da UFRGS é uma das pioneiras na formação em Administração Pública no Brasil e conta com um dos principais quadros docentes na área. Na última década foram realizadas cerca de 20 edições de cursos de especialização na área Pública, formando centenas de profissionais nas modalidades aberta e in company, atendendo instituições como Ministério da Saúde, Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), Banco do Brasil e Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Nesse contexto, o Curso de Especialização em Administração Pública no Século 21 foi pensado para:

  • atualizar os debates e conhecimentos de servidores públicos e demais interessados no campo da Administração Pública com um programa efetivo de capacitação profissional;
  • oferecer elementos analíticos que possibilitem a compreensão dos novos rumos da Administração Pública no Brasil frente aos desafios e perspectivas do século 21;
  • aproximar Universidade e sociedade, possibilitando o aprofundamento das interlocuções entre teoria e prática no que tange à Administração Pública.

 Modalidade: a distância*. A Escola de Administração faz uso da plataforma MOODLE, desenvolvida e mantida pelo CPD da UFRGS e em constante atualização. Ademais, a EA conta com estúdio de televisão próprio, equipado com hardwares e softwares de última geração, permitindo produção local de conteúdo com agilidade e qualidade.

Duas provas, em datas a definir.
OBS.: caso se mantenha o estado de calamidade pública ocasionado pela pandemia de COVID-19, as provas serão realizadas online.

 Público-alvo: servidores e funcionários públicos de todos os níveis da federação (municipal, estadual e federal), profissionais liberais, profissionais da iniciativa privada, consultores, agentes do terceiro setor e demais interessados em aprender sobre os novos rumos da Administração Pública no Brasil.

 Número de vagas remanescentes: 107

 Período de realização:

  • setembro de 2021 a dezembro de 2022.

Tutoria: Como complemento ao corpo docente, o Curso de Especialização em Administração Pública no Século 21 conta com tutores nas disciplinas e na orientação de trabalhos de conclusão de curso. A equipe de tutoria tem experiência em cursos de educação a distância, e muitos tutores têm títulos de mestrado e doutorado e são docentes em outras instituições de ensino superior. Nesta proposta, estima-se uma relação ótima de um tutor para cada 25 alunos ao longo de todas as disciplinas.

Requisitos mínimos: 

  • Diploma de curso superior válido no Brasil
  • Declaração de acesso aos recursos tecnológicos necessários para a realização do curso

Processo seletivo e matrículas:

Avaliação de documentos

Cronograma de ingresso:

  • Inscrições: até dia 18 de Agosto
  • Processo Seletivo e Divulgação dos selecionados: até 20 de Agosto
  • Matrículas: até 27 de Agosto
  • Início das atividades: 30 de Agosto.

 

VAGAS REMANESCENTES 

A Escola de Administração, em conjunto com o Departamento de Medicina Social da  Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura de inscrições para o processo de seleção de cursistas para o Curso de Especialização em Administração Pública no Século 21 – edição 2021 – segunda chamada.

Lançado edital com vagas remanescentes do curso edição 2021 – turma 4 

 

CoordenaçãoProf. Dr. Paulo Ricardo Zilio Abdala

Coordenação de ensinoProf. Dr. Rafael Kruter Flores

Gerência: Tamara Belles da Silva

Contatoadmps21@ufrgs.br

INSCRIÇÕES

Problema com o formulário? Acesse a página direta:  https://form.jotform.com/jsform/193535166316662

Contato: aps21@ufrgs.br

Disciplinas e Avaliações

Introdução ao Moodle (15 horas)
Introdução ao ensino/estudo a distância; Apresentação da plataforma Moodle; Introdução aos principais recursos da plataforma Moodle.

Problemas Brasileiros e Administração Pública (30 horas)
Quais têm sido, historicamente, os principais problemas brasileiros apontados por nossa intelectualidade e políticos? E quais os problemas atuais? Como a Administração Pública Estatal os tem enfrentado? E a Sociedade Civil? Essas são as questões principais que buscaremos responder ao longo da presente disciplina. Como sabemos haver uma enorme variedade de problemas, de tal modo que discutir sobre todos é uma tarefa impossível, principalmente no curso de uma disciplina de especialização, procederemos algumas escolhas e, sobre os problemas escolhidos, buscaremos compreender os desafios que estão colocados para o gestor público. Três desses problemas estão, de imediato, destacados: pobreza, justiça social e eficiência administrativa. Outros poderão ser escolhidos ao longo da disciplina.

Teorias e Práticas da Administração Pública (30 horas)
Administração Pública contemporânea: uma introdução ao contexto de práticas. Fundamentos teóricos da Administração Pública: abordagens weberianas e neo-weberianas; nova administração pública; governança pública. História recente da administração pública no Brasil como expressão dos fundamentos teóricos que orientam sua prática.

Inovação no Setor Público (30 horas)
Inovação na perspectiva schumpeteriana e neo schumpeteriana. A perspectiva dos organismos internacionais sobre Inovação no setor público. Inovação no setor público no Brasil: experiências e desafios. Novos arranjos no setor público e modernização. Temas emergentes em inovação no setor público.

Políticas Públicas na era do Neoliberalismo (30 horas)
As Políticas Públicas no contexto do Neoliberalismo. Principais abordagens na análise de políticas públicas. A formação de agenda de políticas públicas. Processo decisório: lógicas e modelos de análise. Relações entre formulação e implementação e políticas. Modelos de implementação de políticas. Controle e avaliação de políticas públicas. Singularidades das políticas públicas no Brasil atual. Novos papéis e responsabilidades dos entes federativos nas políticas públicas.

Planejamento estratégico (30 horas)
Perspectivas sobre planejamento. Relevância do planejamento. Abordagens e contextos para a ação planejada. Planejamento, administração pública e incerteza. Possibilidades e limitações do planejamento na administração pública.

Métodos de Pesquisa Científica (30 horas)
Compreender a função da pesquisa no processo de formação de um profissional; utilizar técnicas de leitura e análise de textos; identificar os conceitos de ciência, sua aplicação, fases e importância; descrever os tipos de pesquisa existentes; identificar e descrever os procedimentos e técnicas necessárias para se realizar trabalhos científicos; analisar de forma crítica um artigo científico; identificar os caminhos, estrutura e modelos a serem seguidos na elaboração de um artigo científico.

Ciclo de palestras (15 horas)
A disciplina consiste em um ciclo de palestras com profissionais de relevo de diversas áreas da gestão pública, versando sobre os temas e os desafios atuais colocados pelos novos rumos da área no Brasil.
As atividades ocorrerão por meio de transmissões ao vivo via Youtube. O cronograma e o nome dos palestrantes será confirmado ao longo do curso.

Gestão de Processos (30 horas)
Aspectos essenciais da função de organização de processos e sua atualidade como instrumento de intervenção planejada. Fases e instrumentos da análise administrativa. Conceitos básicos de organização e métodos, processos organizacionais e processos governamentais.

Orçamento Público (30 horas)
Finanças públicas: teorias e conceitos. Política fiscal e atividade econômica do Estado. Tributação e gasto público. Sistema orçamentário e processo orçamentário. O orçamento como instrumento de gestão pública. Legislação que regulamenta os orçamentos públicos e o papel dos vários órgãos do governo no processo orçamentário.

Gestão de Pessoas (30 horas)
Relações e mudanças no mundo do trabalho da Administração Pública; Gestão de carreiras, desempenho e remuneração na Administração Pública; Competências, flexibilização e precarização do trabalho na Administração Pública; Reconhecimento e saúde mental no cotidiano do trabalho; Dilemas na carreira e inserção na Administração Pública; O sistema de gestão de pessoas na Administração Pública: poder, reconhecimento e liderança; Desenvolvimento de servidores públicos. Assédio moral no trabalho.

Gestão de Indicadores (15 horas)
As atividades de formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas vêm requerendo, em nível crescente, o uso de informações estatísticas e indicadores referidos às diferentes áreas de atuação governamental. Indicadores fornecem bases mais consistentes para justificar a demanda de recursos para um determinado projeto a ser encaminhado a alguma instância de governo ou agência de fomento, para sustentar tecnicamente a relevância dos programas especificados nos Planos Plurianuais ou para monitorar periodicamente os efeitos da ação governamental. Diagnósticos socioeconômicos com escopo abrangente e com detalhamento geográfico adequado são insumos básicos para orientar o planejamento governamental e para formulação de programas públicos mais ajustados à natureza e gravidade dos problemas vivenciados. Sistemas de monitoramento, por sua vez, contribuem para a gestão mais eficiente dos programas governamentais. Enfim, indicadores são a base informacional de diagnósticos para programas governamentais e sistemas de monitoramento.

Governo Eletrônico (30 horas)
Tipos de Sistemas de Informação. Planejamento, desenvolvimento, implementação e avaliação de Sistema de Informações Gerenciais. Estruturação da tecnologia de informação e comunicação no setor público. Planejamento estratégico de sistemas de informação governamental. Tecnologias Emergentes e suas aplicações empresariais. Participação online: e-democracia, e-participação, ciberativismo.

Gestão de Projetos (15 horas)
Abordagens teóricas para a elaboração de projetos sociais e de políticas públicas, em sua relação com as diferentes concepções de intervenção social. Monitoramento e a avaliação de projetos. Indicadores como instrumentos de concepção, gestão e avaliação de projetos.

Metodologias de Ensino
As tarefas devem compreender diferentes atividades, tais como vídeo-aulas, leituras, participações em fóruns e chats, desenvolvimento de exercícios, prova online, estudos, relatos e outros. As atividades serão organizadas em módulos divididos por semanas, com uma disciplina de 30 créditos correspondendo a quatro semanas. Estão previstos recursos didáticos como: vídeos, videoconferências, leitura e desenvolvimento de tarefas de fixação de conceitos e de assimilação dos recursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem, tais como: desenvolvimento de exercícios, desenvolvimento de um relato, participação em fórum de discussão, acesso a acervo de recursos e materiais diversos, acompanhamento da sequência de atividades, acompanhamento de notícias, envio de recado, avaliação via quiz e postagem de arquivo.

Critérios de avaliação

  • 60% nota EAD
  • 40% nota da prova

As notas finais obtidas serão convertidas em conceitos, da seguinte forma:

Atribuição de Conceitos:

(9,0 a 10) = A – Ótimo
(7,5 a 8,9) = B – Bom
(6,0 a 7,4) = C – Regular
(0,0 a 5,9) = D – Insatisfatório (reprovação)

Corpo docente

Investimento

Matrícula: R$ 400,00 (após a inscrição e processo seletivo)

Parcelamento*: 12 x R$ 465,00
ou 18 x R$ 310,00
* sem juros

Valor total das mensalidades: R$ 5.580,00

Pagamento à vista: 10% de desconto
R$ 5.022,00

Alunos que cursaram três ou mais disciplinas de edição anterior do curso tem valor especial. Entre em contato pelo e-mail se este for seu caso.

Especializações na Escola de Administração

UFRGS é uma das melhores universidades do Brasil. Desde 2012, é a universidade federal com o melhor IGC (Índice Geral de Cursos), calculado pelo MEC (Ministério da Educação). Na formação continuada, a UFRGS destaca-se no cenário acadêmico nacional, entre outros aspectos, pela qualidade e abrangência de seus programas de pós-graduação.

A Escola de Administração (EA) também tem conceito máximo (5) no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Conta com um quadro de mais de 70 professores, de diversas áreas da Administração: Administração Pública, Estudos Organizacionais, Finanças, Gestão de Pessoas, Gestão de Tecnologia, Gestão de Sistemas de Informação, Gestão de Pessoas, Finanças e Marketing. A EA já formou mais de 3 mil especialistas e mais de mil mestres e doutores em Administração.

Com relação à formação continuada em Administração Pública, a Escola de Administração já desenvolveu cursos em parceria com o SERPRO, Banco do Brasil, Correios, Ministério da Cultura, Ministério da Saúde, Banco do Estado do Rio Grande do Sul, entre outros.

Além do relevante desempenho no ensino presencial, a atuação da EA/UFRGS também merece destaque na modalidade de educação a distância (EAD), como nos cursos que seguem:
• Curso de Especialização em Gestão Pública em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (CAPES): 3 edições concluídas;
• Curso de Especialização em Gestão de Saúde em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (CAPES): 3 edições concluídas;
• Curso de Especialização em Negociação Coletiva no Âmbito do SUS para o Ministério da Saúde;
• Curso de Especialização em Gestão Pública para o SERPRO;
• Curso de Capacitação de Gestores de Restaurantes Populares, do Ministério do Desenvolvimento Social 2 edições – 165 alunos;
• Curso de Capacitação em Gestão Financeira do SUS, do Ministério da Saúde – 4 turmas, 1.800 alunos;
• Curso de Especialização em Gestão Pública Contemporânea (CEAPC) na sua 10ª edição;
• Curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros do Banco do Brasil (GNF-BB), 621 alunos;
• Curso de Graduação em Administração a distância, 450 alunos;
• Curso de Preparação à Magistratura, da Escola Superior da Magistratura do RS, 100 alunos.

Contato

Coordenação:  Prof. Dr. Paulo Ricardo Zilio Abdala

Coordenação de ensino: Prof. Dr. Rafael Kruter Flores

Gerência: Tamara Belles da Silva

Contato: admps21@ufrgs.br